Colunistas

GIBA UM

"Bolsonavírus: nada mais errôneo do que considerar Bolsonaro um acidente de percurso. Ele é a recidiva agressiva de nossas patologias insuperadas, em face de um sistema imunológico debilitado"

Fernando Haddad, mais uma vez atacando o Chefe do Governo e fazendo relação com o coronavírus

Continue lendo...

“Bolsonavírus: nada mais errôneo do que considerar Bolsonaro um acidente de percurso. Ele é a recidiva agressiva de nossas patologias insuperadas, em face de um sistema imunológico debilitado.”

de FERNANDO HADDAD // mais uma vez atacando o Chefe do Governo e fazendo relação com o coronavírus. 

 

Agora no Comando da Amazônia, o vice Hamilton Mourão volta aos holofotes despejando mensagens nas redes sociais. Sempre está de camiseta militar e em sua casa.  

Mais: a última, no domingo (1º), falou sobre a união dos Três Poderes, da defesa da democracia, tudo num tom ameno. No final, soltou seu novo mote: “Somos todos Bolsonaro”.

Giovana em alta

A atriz Giovana Cordeiro, 23 anos está em alta. Depois de interpretar Cleo em O outro lado do paraíso onde realizou um sonho ao contracenar com Fernanda Montenegro, e Moana em Verão 90, a atriz dispara em voos mais altos. Ela acaba de ser escalada para viver Magali no filme Meu Sangue Ferve Por Você que contará a vida do cantor e ator Sidney Magal. Em seu segundo filme conta que está empolgada para viver a esposa de Magal. “Estou bem otimista e animada para começar as filmagens. Vai ser um trabalho desafiador e, ao mesmo tempo, muito divertido. Tive alguns ensaios e já descobri coisas interessantes sobre a Magali”.  Vaidosa na medida certa ela garante que seu corpo está a serviço de suas personagens, livre de padrões. “Não faço nada além do que é necessário para o meu trabalho como atriz e isso não tem nada a ver com estética”.

Questão de data

Os grupos de extrema direita que estão convocando para a concentração pró-Bolsonaro e contra o Congresso e o Supremo planejavam que ela acontecesse no próximo dia 8 (a direita adora manifestações aos domingos à tarde). Aí, alguém lembrou que era o Dia Internacional da Mulher e elas devem promover diversos atos. Esticou-se, então, para o dia 15 de março, quando se comemora o Dia Internacional contra a Violência Policial (também cai bem nos nossos tempos de balas perdidas) e o Dia da Escola (Abraham Weintraub que não se atreva a qualquer manifestação concorrente!). Enquanto isso, o ministro Henrique Mandetta alerta para o perigo das aglomerações – sem recomendação oficial.

“Felina Sato” 

“A apresentadora Sabrina Sato, se despediu do Carnaval em grande estilo. Esteve no Camarote do Sambódromo do Rio com um look repleto vários micros espelhos (3 mil) deixando sua legião de fãs (25,6 milhões de seguidores no Instagram) impressionados com sua boa forma. E garantiu: “Estou de calcinha e tapa-sexo para garantir não ficar nada de fora”. Dois dias antes já tinha recebido uma chuva de elogios ao postar foto com body de onça com a legenda: “Felina Sato ataca novamente. Partiu bloco das onças que não cansam jamais!”.

Sem bater

O general Augusto Heleno (GSI), que disse que o Congresso estava chantageando o governo, está na mira dos militares, que reprovam sua atitude pela cúpula do Exército e deixou como sequela um desgaste desnecessário às Forças Armadas. No Planalto, continua sendo o único ministro que entra no gabinete de Bolsonaro sem bater. Outro oficial que tem trânsito livre e acesso permanente ao terceiro andar é Luis Eduardo Ramos, da Secretaria do Governo. Só que, para entrar, precisa ser anunciado.

Lula Tour

Lula se prepara para viajar para a Europa, onde recebe título de cidadão honorário em Paris e se reúne com sindicados, contando sua versão de sua prisão. Também participará do “Festival Lula Livre”, no Theatre de Soleil, com Dilma e Fernando Haddad presentes. Depois, vai a Genebra e se reúne com integrantes do Conselho Mundial das Igrejas (340 igrejas de 120 países) e em Berlim também se reunirá com líderes políticos e sindicais. Viajam com ele quatro assessores mantidos pela União.

 

In – Sofá em tecido

Out – Sofá em couro

 

Sem comando

Ao dizer que o dólar pularia para R$ 7 se deixasse o governo, o ministro Paulo Guedes, da Economia, revelou o que todo mundo já sabia: ele não confia em Bolsonaro. Numa democracia com governo de situação, o lastro é o presidente, não seu ministro. Mas ele sabe que esse presidente só atrapalha e tumultua o ambiente político e econômico. Mais: se ele tivesse o comando da Economia, a ausência seria bem acumulada pelo mercado.

CONTRA

Depois de FHC, agora é Lula que também é contra o impeachment de Bolsonaro. Ele disse ao jornal Le Temps: “A não ser que ele cometa um ato de insanidade, um crime de responsabilidade, a gente então possa fazer um impeachment dele, mas se não fizer isso, nós não podemos achar que podemos derrubar um presidente porque não gostamos dele”.

AMANTE

A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR) foi insultada ao lado de sua filha de 14 anos por supostos bolsonaristas num hotel no Rio. A colega de Casa, Carla Zambelli (PSL-SP) foi ao Twitter apoiar a agressão. “Bato palmas para os cidadãos, pois não vejo como intolerância. É a tal lei do retorno”. Quem também “aplaudiu” a ação foi deputada Bia Kicis (PSL-DF). “Perdoem-me por invadir o domingo de vcs com uma visão dos infernos mas tinha que compartilhar c/ vcs a amante mais querida do Brasil recebendo o amor que ela merece. E no final, ela não resiste e solta o nome que ela não consegue esquecer”.

CONTRA-ATAQUE

Gleisi ficou sabendo das manifestações e resolveu contra-atacar e partiu para cima de Carla Zambelli: “Essa deputada que apoia ato p/ fechar o Congresso, está abertamente incitando violência contra mim. Três avisos p/ ela: 1. Isso é quebra de decoro; 2 Não me intimida, andarei por onde quiser e tiver de andar; 3. Se algo me acontecer, ela será responsável”.  

Quem vazou

O ex-deputado Alberto Fraga está convencido de que partiu de pessoas próximas a Sérgio Moro a informação de que foi ele que vazou mensagens de apoio a manifestação transmitidas por Jair Bolsonaro. Fraga, coronel aposentado da PM, é amigo pessoal do presidente e foi o nome mais cotado para assumir a Segurança Pública caso a Pasta da Justiça fosse dividida ao meio. Quando Bolsonaro recuou desta ideia, Fraga já tinha dado uma entrevista contra Moro, como se já estivesse assumindo.

Risco de epidemia

Os riscos de epidemia se alastrar sobre a economia estão sendo discutidos no Planalto pelos generais quatro estrelas. A velocidade com que o coronavírus impacta nas projeções do PIB tem deixado o alto comando do governo em estado de alerta. A verba extraordinária seria reservada para alocação do consumo que é o segmento responsável pelo pífio crescimento do país. O governo pode manobrar a absorção doméstica no curto prazo, coisa que não acontece com investimentos, a indústria e especialmente, a exportação que sofrerá mais as consequências do vírus.

MÁSCARAS

A confirmação da segunda pessoas infectada pelo coronavírus em São Paulo, fez com a população paulistana entrasse em pânico. Já é possível ver por várias ruas, meios de transportes e locais de trabalhos pessoas com máscaras. O problema é que com esse pânico as máscaras desapareceram as prateleiras das drogarias e quando é encontra está quase o triplo do preço vendido anteriormente. Um agravante é que pessoas que realmente precisam usar as máscaras porque estão em tratamento de alguma doença e com imunidades baixa, não consegue encontrá-las, as vezes são obrigados a desmarcar até mesmo o tratamento porque não tem como  se locomoveram

MISTURA FINA

  • MARCELO Crivella, prefeito do Rio, virou bolsonarista desde criancinha. Na sexta (28), pediu que “Deus dê forças ao nosso presidente no embate com o Legislativo e o Judiciário”. Ex-ministro da Pesca de Dilma, reclamou da imprensa e tratou os ataques ao Congresso como “coisas menores”, terminando por elogiar a “personalidade irradiante” do Chefe do Governo.
  • JOSÉ Luiz Datena, que vai se filiar ao MDB, quer ser vice de Bruno Covas, mas quer continuar, se eleito, mantendo suas atividades jornalísticas. Ele sabe que permanecer no “Brasil Urgente” é impossível e mesmo ciente da proibição por lei, gostaria de manter um programa de entrevistas.  Ou seja: Datena não será vice de Covas.
  • SE Paulo Rabello de Castro for candidato de Wilson Witzel à prefeitura do Rio, mesmo que não vença, poderia largar na frente para ser o “Posto Ipiranga 2”, de Witzel caso se candidate mesmo a Presidência em 2022.
  • O PDT de Carlos Lupi (e dos irmãos Gomes) já decidiu que apoiará a candidatura de Márcio França (PSB) à prefeitura de São Paulo. O sindicalista Antônio Neto, da Central dos Sindicatos Brasileiros, deverá ser o vice.  
  • O SENADO acaba de trocar a operadora de telefonia que atendia os 81 senadores. O novo contrato assim como o anterior é de 5 anos e custará R$ 2,5 milhões, podendo ser prorrogado por mais 30 meses. Com isso a casa ofereceu troca de aparelhos e novos chips, cerca de 400 linhas.  
  • A OMS confirmou primeiro caso de cão infectado em Hong Kong o primeiro pelo coronavírus. Trata-se de um animal da raça spitz que pertence a uma mulher de 60 anos que também está infectada.
  • FLÁVIO Dino (PCdoB), governador do Maranhão e pré-candidato ao Planalto, quer aposentar a foice e o martelo como símbolo do partido. “É um símbolo do século 19”. O partido é radicalmente contra.  
  • O DOLEIRO Dario Messer negociando sua delação premiada nos moldes do acordo fechado por seus filhos com o MPF: informações mais a devolução de recursos no exterior, que é uma dinheirama. Se abrir sua clientela, Messer arrasta com ele uma fatia do PIB brasileiro.

(Colaboração: Paula Rodrigues)

Cláudio Humberto

"O método é velho, conhecido e covarde"

Cabo Gilberto Silva (PL-PB) ao suspeitar de uso político da Polícia Federal

21/12/2025 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

Gastos suspeitos são tão antigos quanto o ‘cotão’

Políticos viram intrigados a operação policial desta sexta (19) expondo os deputados Sóstenes Cavalcante, líder do PL, e Carlos Jordy, ambos do RJ, sobre gastos suspeitos com a “cota parlamentar”. É que isso ocorre desde a criação malandra do “cotão”, a Cota para Exercício da Atividade Parlamentar, que varia de R$36 mil a R$52 mil mensais por deputado ou senador, dependendo do Estado, para despesas como aluguel de carros, jatinhos, escritórios e até lanchas, passagens, motéis, jantares etc.

 

Mão no seu bolso

De 2015 a 2025, segundo dados oficiais, o Congresso desembolsou R$2,8 bilhões em ressarcimentos sem transparência e fiscalização.

 

Como ricaços

Em 2023, deputados torraram R$916 mil em jatinhos, com Sidney Leite (PSD-AM) gastando, somente ele, R$157,7 mil.

 

Corrida de fundo

Pedro Aihara (PRD-MG) usou R$23 mil do dinheiro dos impostos em refeições de luxo em sete Estados e no Japão, entre 2023 e 2024.

 

Novidade é a PF

O TCU já investigou 18 de uma vez, como Benedita da Silva (PT-RJ), Silas Câmara (Rep-AM), Romário (PL-RJ) etc. Mas sem PF na porta.

 

Com saída de Wagner, PT perde sua melhor figura

Jaques Wagner (PT-BA) perdeu a liderança do governo no Senado por ser raridade entre lulistas raivosos, gente primária que não está ali para fazer política, mas para ajudar Lula (PT) a cumprir o que jurou em vídeo viralizado de 2021: “Eu vim para me vingar”. Wagner, ao contrário, bom político, apenas trava as brigas necessárias. Apoiou Davi Alcolumbre na questão da Dosimetria para emplacar projetos de interesse do governo, até porque seria inútil resistir, como demonstrou o placar de 48x25 votos.

 

Gabinete do ódio

O “acordo” enfureceu Gleisi Hoffman, figura que ama odiar a tudo e a todos, e que ficou enciumada com a desenvoltura do petista da Bahia.

 

Rivais só nas ideias

Wagner sempre irritou o PT. A turma espumava de ódio contra ACM, mas ele e Luiz Eduardo, filho do velho babalaô, cultivavam relação cordial.

 

Civilidade política

Ao descobrirem que nasceram no mesmo dia, durante anos Wagner e Luiz Eduardo almoçaram juntos naquele dia, até que a morte os separou.

 

Lulinha lá

Último requerimento protocolado na CPMI que investiga a gatunagem no INSS, na sexta, dia do suspiro final de algum trabalho no Congresso, pede a convocação de Lulinha. É assinado pelo relator Alfredo Gaspar.

 

É só olhar

A Polícia Federal gastou recurso público para constatar o que é sabido até no mundo mineral. O laudo confirmou o que os médicos de Jair Bolsonaro já diziam, o ex-presidente precisa mesmo passar por cirurgia.

 

Tesourada

Dois programas que Lula pretendia usar para pedir votos terão cortes no orçamento de 2026: Auxílio Gás, que ficou R$300 milhões menor; e o Pé-de-Meia, que encolheu outros R$436 milhões.

 

Liberou
Rui Costa (Casa Civil) vai ter que explicar à Câmara a contratação extra de 400 cabines em navio de cruzeiro para a COP30. O deputado Hélio Lopes (PL-RJ) quer detalhes, como preços e serviços agregados.

 

BC fez bem

Devaneio do ministro do TCU, Jhonatan de Jesus, de questionar o Banco Central sobre a liquidação do Banco Master, não ecoa entre bancões. A Febraban correu para se manifestar e diz ter “plena confiança” no BC.

 

Eve Air Mobility

O carro voador da Embraer fez seu primeiro voo na sexta (19). O plano da empresa é fazer as primeiras entregas e entrar em serviço em 2027. Já são quase 3 mil pedidos potenciais na fila.

 

Mala pronta

Cassado e morando nos Estados Unidos, o ex-deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) terá que devolver o apartamento funcional, em Brasília. Tem até o dia 17 de janeiro para fazer a entrega.

 

Menos pior

O Senado conseguiu melhorar a avaliação positiva, ao menos na última pesquisa Genial/Quaest. O índice subiu de 18% para 22%, portanto, acima da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais.

 

Pensando bem...

...“legado” da COP30 é a fatura que ficou.

 

PODER SEM PUDOR

Cláudio Humberto

O engenheiro Fruet

O saudoso deputado Maurício Fruet (PMDB-PR) sempre pregava peças nos amigos e até em desconhecidos. Certa vez, em um vôo Brasília-Curitiba, percebeu que dois gaúchos ao lado tinham medo de avião. Disse-lhes que era “engenheiro aeronáutico” e que, como eles, seguia para Porto Alegre. Começou a se divertir: “Estou ouvindo um barulhinho na turbina, não deve ser nada...” Levantou-se dizendo que iria falar com o piloto, mas foi ao banheiro. Voltou: “O piloto não ficou nada preocupado com o barulho na turbina. Sou engenheiro-aeronáutico, mas não sou louco. Vou descer em Curitiba.” Os dois só não fizeram o mesmo porque, já prontos para desembarcar na capital paranaense, Fruet confessou a brincadeira.

CLAÚDIO HUMBERTO

"Perdem no Congresso, recorrem ao STF"

Senador Sérgio Moro (União-PR) sobre o governo judicializar mais uma derrota no voto

20/12/2025 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

Com Lulinha, PF deve chegar ao núcleo do governo

A oposição não tem dúvidas de que a recente fase da Operação Sem Desconto, que enrolou Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha – filho do presidente Lula; Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha; e Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder de Lula no Senado; coloca de vez as investigações no cerne do governo petista. “Fica evidente que as investigações se aproximam do núcleo duro do governo. Esse roteiro não é novidade”, afirma o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS).

Tem que explicar

Os citados entraram na mira da CPMI que apura a ladroagem no INSS, o relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), pediu a convocação.

Batom na cueca

Mensagens com referência a Lulinha “são provas de que o filho de Lula está implicado neste escândalo”, conclui Marcel van Hatten (Novo-SC).

Pega geral

Zucco (PL-RS) também cobra que a CPMI avance sobre Weverton, Lulinha e cia. Capitão Alden (PL-BA) vai no mesmo sentido.

Questão familiar

“Vai chegar no núcleo mais íntimo do presidente”, diz Rodrigo da Zaeli (PL-MT) e cita o filho e nora de Lula. Mas alerta para blindagem no STF.

Ministro do TCU chama atenção com ataque ao BC

O ministro TCU Jhonatan de Jesus gosta de fortes emoções. Após o constrangimento da apreensão, pela Polícia Federal, em maio, da BMW da esposa com o filho de Antonio Camilo Antunes, o Careca do INSS, despertando suspeitas sobre essa ligação, o ministro voltou a atrair atenções acusando o Banco Central de promover liquidação “precipitada” do Banco Master, de Daniel Vorcaro, preso pela PF, ficando sujeito a acusação de desrespeitar a autonomia e deveres regulatórios do BC.

Banco quebrado

O ministro do TCU ainda fixou prazo de 72 horas para o presidente do BC dar explicações já feitas: havia uma “grave crise de liquidez”, mané.

Sistema sob riscos

O BC também, justificou a liquidação do Master, em novembro, apontando riscos ao sistema financeiro nacional.

Estranho, é

Jhonatan desconfia de processo “acelerado indevidamente”, sem análise de propostas de recuperação defendidas pelos controladores...

PT sumiu

Foi protocolado requerimento para prorrogar a CPMI que investiga a roubalheira no INSS. Foram 175 assinaturas de deputados e mais 29 de senadores. Detalhe: parlamentares petistas não assinaram o pedido.

Conversa fiada

Em Brasília, as pessoas não dão mesmo o braço a torcer. Demitido do Ministério do Turismo, Celso Sabino garante a quem pergunta que a saída da pasta já estaria combinada com Lula. Ninguém acreditou.

Motta, o fraco

No PL, não querem ver Hugo Motta (Rep-PB) nem pintado a ouro. Reclamam da frouxidão do presidente da Câmara quando o STF e a Polícia Federal têm parlamentares da oposição como alvos.

Cadê Raoni?

Sempre chamado quando Lula quer faturar factóide usando bandeira indígena, Cacique Raoni não foi chamado para discursar no palco principal da COP30. O deputado Hélio Lopes (PL-RJ) percebeu a ausência e cobrou explicações de Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Vapt-vupt

Em menos de uma semana, os deputados estaduais de Pernambuco criaram e aprovaram escala 4x3 e indenização anual de até R$ 176 mil para servidores de alto escalão por folgas não tiradas.

Amigo oculto

Quem paga a conta ainda não sabe o valor da fatura, mas o fim de ano de servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, fechada ao clubinho, contou com ao menos três bandas com shows ao vivo.

Nosso dinheiro

O BNDES vai injetar mais R$10 milhões no programa Cataforte. A grana será destinada a cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, de quem Lula não vai se constranger na hora de pedir votos.

A propósito

O anúncio do caminhão de dinheiro do Cataforte foi feito em evento que foi bancado com dinheiro da Caixa Econômica Federal, Sebrae e da ABDI. Palanque patrocinado com dinheiro do pagador de impostos.

Pensando bem...

...do jeito que está, convocação na CPMI do INSS vai acabar virando reunião familiar.

PODER SEM PUDOR

Cláudio Humberto

Um Jobim desafinado

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) estava no Conselho de Ética espiando uma tevê que transmitia o julgamento do Supremo Tribunal Federal, no qual José Dirceu acabaria condenado. Mas não resistiu ao ver o presidente do STF, ministro Nelson Jobim, fazendo questão de votar favoravelmente o ex-chefe da Casa Civil: “É o único Jobim que sai do tom...”

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).