Colunistas

Giba Um

"Vemos é a preocupação do governo em isentar de imposto a importação de armas"

de RODRIGO MAIA // criticando a postura do governo em sua lista de prioridades.

Continue lendo...

Para quem não acredita na gravidade do coronavírus um alerta foi disparado no Brasil: a reinfecção. Foi confirmado o primeiro registro de reinfecção do covid no país. É uma mulher de 37 anos, que mora na Paraíba.

Mais: ela trabalha na área da saúde. Seu primeiro contágio foi em junho e a segunda contaminação foi em outubro, quatro meses depois da primeira. Mas somente confirmado pelo Ministério da Saúde agora.

In – Feijão preto

Out – Feijão carioca

Nua mais uma vez

A cantora e atriz Miley Cyrus, 28 anos, mostra que não tem medo de ousar e posa mais uma vez exibindo suas exuberâncias para capa e recheio da Rolling Stones

A eterna Hannah Montana acaba de lançar seu sétimo álbum que conta com participações de Billy Idol, Dua Lipa, Joan Jett e Stevie Nicks. Em entrevista, conta que neste novo álbum com estilo mais rock, prestou mais atenção em suas músicas. 

Falou também que não usa e nem pretende usar mais drogas. Em pleno trabalho de divulgação de seu novo álbum, ela tem participado virtualmente de entrevistas. E no programa de rádio de Howard Stern, revelou que tem feito sexo virtual. 

Mais: ao participar do programa Jimmy Kimmel Live! se surpreendeu com o número de tatuagens que tem: 74 e brincou: “Eles me disseram que eu deveria me cobrir e eu fui para o outro caminho”.

Reforma adiada

O governo Bolsonaro adia sua reforma ministerial para o ano que vem. A troca de Marcelo Álvaro Antônio por Gilson Machado no Ministério do Turismo foi a 15ª alteração na equipe ministerial de Bolsonaro. 

Outros cargos estão sendo negociados com o Centrão. Uma vaga no primeiro escalão será aberta com a saída no final do ano de Jorge Oliveira da Secretaria-Geral para assumir cargo no Tribunal de Contas da União. 

O almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos, era o favorito, mas foi avisado de que deveria continuar na função atual. A cadeira poderá ser usada na reforma. O Centrão também quer a volta do Ministério do Esporte. 

Partidos do Centrão sinalizaram a interlocutores de Bolsonaro haver interesse no Ministério da Cidadania, comandado hoje pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Ele deixou a Casa Civil no começo do ano, desocupando a cadeira para o general Braga Netto. 

Na Saúde, hoje duas trocas: primeiro Luiz Henrique Mandetta por Nelson Teich, que durou 28 dias até desembarcar lá Eduardo Pazuello, agora efetivado. Abraham Weintraub deixou a Educação para Carlos Decodelli que nem chegou a tomar posse devido a irregularidades em seu currículo e agora Milton Ribeiro é o titular.

Meio século

Luciana Vendramini, completou 50 anos ontem e a ex-modelo e ex-paquita de Xuxa se mostra em plena forma, fala que não se sente com a idade que tem e que para ela é apenas números, mas alerta:

“Pela história de vida, emocionalmente falando, parece que vivi 100 anos mais”. E confessou que até hoje não fez nenhuma cirurgia plástica. “Morro de medo dessa hora em que talvez eu queira fazer algum procedimento desses. Nunca fiz nada, apenas tratamento dermatológicos não invasivo. Não sei também se vou querer fazer quando essa hora chegar. Meu sonho de velhice, que não é mais um sonho de criança, é estar saudável. Minhas divas e referências são mulheres como Laura Cardoso e Nathália Timberg”.

Com acusações

Bolsonaro também promoveu, este ano uma mudança de impacto: Sérgio Moro saiu atirando e acusando o presidente de interferir politicamente na Polícia Federal. André Mendonça assumiu a Justiça, deixando a Advocacia da União. 

A primeira baixa ministerial ocorreu com menos de dois meses de gestão. Coordenador da campanha, Gustavo Bebianno, foi demitido após atritos com Carlos Bolsonaro. Bebianno faleceu em março deste ano.

Irmão

Ainda a saída de Marcelo Álvaro Antônio do Ministério do Turismo: ao contrário dos muitos que saem o ex-ministro parece não guardar mágoas. Ele até postou em suas redes sociais um agradecimento pela sua passagem pela Pasta. 

“Encerro hoje a minha passagem pelo Turismo e a única coisa que posso dizer é MUITO OBRIGADO. Agradecer primeiramente a Deus; ao meu amigo e irmão, presidente Jair Bolsonaro, pela oportunidade de integrar o melhor governo da história do Brasil, servidores, Ministros…”.

Racionamento

Produzido pela RC Consultores, empresa de Paulo Rabello de Castro, um documento que tem chamado a atenção para o risco de racionamento de energia em todo país. Enquanto o custo de energia sobe, o nível dos reservatórios desce nas diversas regiões do país. 

No Sudeste, cuja estrutura de armazenamento representa 75% do sistema nacional, o nível está apenas em 16,87% da capacidade total, valor muito abaixo da média histórica do período. 

A bandeira vermelha terá pouco efeito. O número de pessoas trabalhando em casa reduziu a eficiência do consumo de energia.

NÃO HONROU

Honrar compromisso é um dos valores mais apreciados pelos deputados. E muitos conhecem o acordo que Rodrigo Maia fechou com Arthur Lira (PP-AL) há dois anos, no apartamento do senador Ciro Nogueira (PP-SP), em São Paulo. 

Na ocasião, Maia prometeu apoiar Lira à sua sucessão, em 1º de fevereiro de 2021, caso o líder do PP desistisse de sua própria candidatura a presidente da Câmara, que era muito forte naquela época. Maia nunca mais falou no acordo.

Precatórios

Paulo Guedes, ministro da Economia, acha que “a indústria de precatórios vai acabar conosco”. Ele está assustado depois de constatar que esse item da despesa cresce mais do que saúde, educação e erradicação da miséria. 

As despesas com precatórios atingiram R$ 22,6 bilhões de janeiro a outubro deste ano. 45% a mais do que em igual período de 2019, segundo o Tesouro. Na mesma comparação, os gastos federais com a Fundeb, por exemplo, avançaram 2,1%.

ALMANAQUE

Não é de hoje que o Brasil perde tempo, fomos encontrados pela pandemia. Em 1990, o PIB brasileiro calculado no conceito de paridade do poder de compra era equivalente a 90% do PIB da China e 95% do PIB da Índia. 

No ano passado, o produto indiano foi mais que o dobro do produto brasileiro, enquanto o PIB chinês foi 7,3 vezes maior do que o daqui. Em 2020, a renda per capita brasileira será 6% menor do que a de 2010. 

Resumo da ópera: o trabalhador doméstico foi severamente afetado. Caiu de 6,4 milhões em dezembro de 2019 para setembro deste ano, um recuo de 27,4%.

Líder de blindagens

Há cerca de dois anos, a Volvo Cars, marca sueca de carros de luxo, começou a pesquisar qual seria o melhor lugar do mundo para fazer a blindagem de seus veículos. Acabou conduzido ao Brasil. 

É por aqui que estão as maiores blindadoras do planeta. Como consequência das alarmantes estatísticas da violência no país, há cerca de uma década o mercado brasileiro é disparado líder de blindagens de veículos civis, muito à frente do México, segundo colocado. 

Com ajuda de sua filial no Brasil, a montadora sueca chegou até a Carbon empresa de Barueri (SP) fundada há cinco anos. Desde então, a Carbon já blinda os carros que a Volvo importa para vender no Brasil. O que acontece com o valor do carro, depois de blindado, é outra história.

COBRANÇAS

Os sinais dados pelas redes sociais depois do segundo turno das eleições nas principais capitais do país mostram que os prefeitos eleitos não terão vida fácil, especialmente em São Paulo e Rio. 

Na capital paulista houve celebrações sobre a derrota da esquerda, mas a direita não chancelou a vitória de Bruno Covas, fazendo críticas à sua gestão. O mesmo pode ser observado em relação às expectativas sobre Eduardo Paes (DEM) no Rio de Janeiro.

MISTURA FINA

  • O MINISTÉRIO Público Federal acaba de anunciar um acordo de leniência com a gigante Philips: a empresa vai pagar R$ 60 milhões e revelar fatos ilícitos praticados no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia na Secretaria da Saúde do Rio e no Ministério da Saúde.
  • JOÃO Amoêdo está mais do que irritado com o governador Romeu Zema: grupos filiados ao Partido Novo fala abertamente na possibilidade de Zema se candidatar ao Planalto em 2022. É o que Amoêdo quer tentar – de novo.
  • INFORMAÇÃO que circula nos bastidores do Ministério da Agricultura: além da mudança na presidência da Conab, o governo vai trocar um dos diretores da estatal para acomodar mais uma indicação dos Republicanos. Quem viver, verá.
  • O PRESIDENTE Bolsonaro quer despachar o ministro Ricardo Salles para o Fórum Econômico Mundial que acontecerá em maio do ano que vem e não mais em Davos e sim em Cingapura. Caberia a Salles falar das grandes “conquistas” do governo brasileiro na área do meio ambiente e poderá ganhar destaque especial a “boiada” favorita do ministro.
  • AINDA sobre a sucessão na Câmara: um dos partidos que está aliado a Rodrigo Maia, ainda presidente da Casa, que forma uma frente contra a candidatura do candidato do governo Arthur Lira (PP-AL) é o PSL. Só que Rodrigo Maia acaba de saber que pelo menos 20 dos 53 deputados poderão votar a favor de Lira. 
  • NA corrida da disputa da cadeira da presidência da Câmara, o candidato do governo Arthur Lira (PP-AL) já está contando os votos a seu favor. Se ninguém der para trás, ele já calcula 209 votos: PL (41 parlamentares), o PSD (33), Solidariedade (13), Pros (10), PSC (9), Avante (8), e Patriota (6). Ainda há a promessa do PTB (11) PSL, algo por volta de 15 a 20 deputados, e o PSB deu um indicativo de apoio, com 18 deputados, e claro, o seu partido PP (40). Para ele ser eleito, precisa ter 257 votos. Maia conseguiu 334 em 2019.
  • A DISNEY pretende reduzir em mais de 30% o custo salarial com as equipes dos canais ESPN e Fox Sports no Brasil. Os norte-americanos já promoveram 15 demissões nas duas emissoras, entre executivos e profissionais da redação. No total, 50 contratados serão reavaliados – e todos os cortes acontecerão antes do final do ano.

Cláudio Humberto

"O método é velho, conhecido e covarde"

Cabo Gilberto Silva (PL-PB) ao suspeitar de uso político da Polícia Federal

21/12/2025 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

Gastos suspeitos são tão antigos quanto o ‘cotão’

Políticos viram intrigados a operação policial desta sexta (19) expondo os deputados Sóstenes Cavalcante, líder do PL, e Carlos Jordy, ambos do RJ, sobre gastos suspeitos com a “cota parlamentar”. É que isso ocorre desde a criação malandra do “cotão”, a Cota para Exercício da Atividade Parlamentar, que varia de R$36 mil a R$52 mil mensais por deputado ou senador, dependendo do Estado, para despesas como aluguel de carros, jatinhos, escritórios e até lanchas, passagens, motéis, jantares etc.

 

Mão no seu bolso

De 2015 a 2025, segundo dados oficiais, o Congresso desembolsou R$2,8 bilhões em ressarcimentos sem transparência e fiscalização.

 

Como ricaços

Em 2023, deputados torraram R$916 mil em jatinhos, com Sidney Leite (PSD-AM) gastando, somente ele, R$157,7 mil.

 

Corrida de fundo

Pedro Aihara (PRD-MG) usou R$23 mil do dinheiro dos impostos em refeições de luxo em sete Estados e no Japão, entre 2023 e 2024.

 

Novidade é a PF

O TCU já investigou 18 de uma vez, como Benedita da Silva (PT-RJ), Silas Câmara (Rep-AM), Romário (PL-RJ) etc. Mas sem PF na porta.

 

Com saída de Wagner, PT perde sua melhor figura

Jaques Wagner (PT-BA) perdeu a liderança do governo no Senado por ser raridade entre lulistas raivosos, gente primária que não está ali para fazer política, mas para ajudar Lula (PT) a cumprir o que jurou em vídeo viralizado de 2021: “Eu vim para me vingar”. Wagner, ao contrário, bom político, apenas trava as brigas necessárias. Apoiou Davi Alcolumbre na questão da Dosimetria para emplacar projetos de interesse do governo, até porque seria inútil resistir, como demonstrou o placar de 48x25 votos.

 

Gabinete do ódio

O “acordo” enfureceu Gleisi Hoffman, figura que ama odiar a tudo e a todos, e que ficou enciumada com a desenvoltura do petista da Bahia.

 

Rivais só nas ideias

Wagner sempre irritou o PT. A turma espumava de ódio contra ACM, mas ele e Luiz Eduardo, filho do velho babalaô, cultivavam relação cordial.

 

Civilidade política

Ao descobrirem que nasceram no mesmo dia, durante anos Wagner e Luiz Eduardo almoçaram juntos naquele dia, até que a morte os separou.

 

Lulinha lá

Último requerimento protocolado na CPMI que investiga a gatunagem no INSS, na sexta, dia do suspiro final de algum trabalho no Congresso, pede a convocação de Lulinha. É assinado pelo relator Alfredo Gaspar.

 

É só olhar

A Polícia Federal gastou recurso público para constatar o que é sabido até no mundo mineral. O laudo confirmou o que os médicos de Jair Bolsonaro já diziam, o ex-presidente precisa mesmo passar por cirurgia.

 

Tesourada

Dois programas que Lula pretendia usar para pedir votos terão cortes no orçamento de 2026: Auxílio Gás, que ficou R$300 milhões menor; e o Pé-de-Meia, que encolheu outros R$436 milhões.

 

Liberou
Rui Costa (Casa Civil) vai ter que explicar à Câmara a contratação extra de 400 cabines em navio de cruzeiro para a COP30. O deputado Hélio Lopes (PL-RJ) quer detalhes, como preços e serviços agregados.

 

BC fez bem

Devaneio do ministro do TCU, Jhonatan de Jesus, de questionar o Banco Central sobre a liquidação do Banco Master, não ecoa entre bancões. A Febraban correu para se manifestar e diz ter “plena confiança” no BC.

 

Eve Air Mobility

O carro voador da Embraer fez seu primeiro voo na sexta (19). O plano da empresa é fazer as primeiras entregas e entrar em serviço em 2027. Já são quase 3 mil pedidos potenciais na fila.

 

Mala pronta

Cassado e morando nos Estados Unidos, o ex-deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) terá que devolver o apartamento funcional, em Brasília. Tem até o dia 17 de janeiro para fazer a entrega.

 

Menos pior

O Senado conseguiu melhorar a avaliação positiva, ao menos na última pesquisa Genial/Quaest. O índice subiu de 18% para 22%, portanto, acima da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais.

 

Pensando bem...

...“legado” da COP30 é a fatura que ficou.

 

PODER SEM PUDOR

Cláudio Humberto

O engenheiro Fruet

O saudoso deputado Maurício Fruet (PMDB-PR) sempre pregava peças nos amigos e até em desconhecidos. Certa vez, em um vôo Brasília-Curitiba, percebeu que dois gaúchos ao lado tinham medo de avião. Disse-lhes que era “engenheiro aeronáutico” e que, como eles, seguia para Porto Alegre. Começou a se divertir: “Estou ouvindo um barulhinho na turbina, não deve ser nada...” Levantou-se dizendo que iria falar com o piloto, mas foi ao banheiro. Voltou: “O piloto não ficou nada preocupado com o barulho na turbina. Sou engenheiro-aeronáutico, mas não sou louco. Vou descer em Curitiba.” Os dois só não fizeram o mesmo porque, já prontos para desembarcar na capital paranaense, Fruet confessou a brincadeira.

CLAÚDIO HUMBERTO

"Perdem no Congresso, recorrem ao STF"

Senador Sérgio Moro (União-PR) sobre o governo judicializar mais uma derrota no voto

20/12/2025 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

Com Lulinha, PF deve chegar ao núcleo do governo

A oposição não tem dúvidas de que a recente fase da Operação Sem Desconto, que enrolou Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha – filho do presidente Lula; Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha; e Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder de Lula no Senado; coloca de vez as investigações no cerne do governo petista. “Fica evidente que as investigações se aproximam do núcleo duro do governo. Esse roteiro não é novidade”, afirma o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS).

Tem que explicar

Os citados entraram na mira da CPMI que apura a ladroagem no INSS, o relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), pediu a convocação.

Batom na cueca

Mensagens com referência a Lulinha “são provas de que o filho de Lula está implicado neste escândalo”, conclui Marcel van Hatten (Novo-SC).

Pega geral

Zucco (PL-RS) também cobra que a CPMI avance sobre Weverton, Lulinha e cia. Capitão Alden (PL-BA) vai no mesmo sentido.

Questão familiar

“Vai chegar no núcleo mais íntimo do presidente”, diz Rodrigo da Zaeli (PL-MT) e cita o filho e nora de Lula. Mas alerta para blindagem no STF.

Ministro do TCU chama atenção com ataque ao BC

O ministro TCU Jhonatan de Jesus gosta de fortes emoções. Após o constrangimento da apreensão, pela Polícia Federal, em maio, da BMW da esposa com o filho de Antonio Camilo Antunes, o Careca do INSS, despertando suspeitas sobre essa ligação, o ministro voltou a atrair atenções acusando o Banco Central de promover liquidação “precipitada” do Banco Master, de Daniel Vorcaro, preso pela PF, ficando sujeito a acusação de desrespeitar a autonomia e deveres regulatórios do BC.

Banco quebrado

O ministro do TCU ainda fixou prazo de 72 horas para o presidente do BC dar explicações já feitas: havia uma “grave crise de liquidez”, mané.

Sistema sob riscos

O BC também, justificou a liquidação do Master, em novembro, apontando riscos ao sistema financeiro nacional.

Estranho, é

Jhonatan desconfia de processo “acelerado indevidamente”, sem análise de propostas de recuperação defendidas pelos controladores...

PT sumiu

Foi protocolado requerimento para prorrogar a CPMI que investiga a roubalheira no INSS. Foram 175 assinaturas de deputados e mais 29 de senadores. Detalhe: parlamentares petistas não assinaram o pedido.

Conversa fiada

Em Brasília, as pessoas não dão mesmo o braço a torcer. Demitido do Ministério do Turismo, Celso Sabino garante a quem pergunta que a saída da pasta já estaria combinada com Lula. Ninguém acreditou.

Motta, o fraco

No PL, não querem ver Hugo Motta (Rep-PB) nem pintado a ouro. Reclamam da frouxidão do presidente da Câmara quando o STF e a Polícia Federal têm parlamentares da oposição como alvos.

Cadê Raoni?

Sempre chamado quando Lula quer faturar factóide usando bandeira indígena, Cacique Raoni não foi chamado para discursar no palco principal da COP30. O deputado Hélio Lopes (PL-RJ) percebeu a ausência e cobrou explicações de Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Vapt-vupt

Em menos de uma semana, os deputados estaduais de Pernambuco criaram e aprovaram escala 4x3 e indenização anual de até R$ 176 mil para servidores de alto escalão por folgas não tiradas.

Amigo oculto

Quem paga a conta ainda não sabe o valor da fatura, mas o fim de ano de servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, fechada ao clubinho, contou com ao menos três bandas com shows ao vivo.

Nosso dinheiro

O BNDES vai injetar mais R$10 milhões no programa Cataforte. A grana será destinada a cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, de quem Lula não vai se constranger na hora de pedir votos.

A propósito

O anúncio do caminhão de dinheiro do Cataforte foi feito em evento que foi bancado com dinheiro da Caixa Econômica Federal, Sebrae e da ABDI. Palanque patrocinado com dinheiro do pagador de impostos.

Pensando bem...

...do jeito que está, convocação na CPMI do INSS vai acabar virando reunião familiar.

PODER SEM PUDOR

Cláudio Humberto

Um Jobim desafinado

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) estava no Conselho de Ética espiando uma tevê que transmitia o julgamento do Supremo Tribunal Federal, no qual José Dirceu acabaria condenado. Mas não resistiu ao ver o presidente do STF, ministro Nelson Jobim, fazendo questão de votar favoravelmente o ex-chefe da Casa Civil: “É o único Jobim que sai do tom...”

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).