Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

DOIS AVIÕES

Após 'fuga no céu', 1 tonelada de cocaína é apreendida em Mato Grosso do Sul

Carga foi encontrada em dois aviões que passavam pelo espaço aéreo de Mato Grosso do Sul, interceptados pela FAB após alerta da Polícia Federal
02/08/2020 14:52 - Nyelder Rodrigues


Dois aviões foram interceptados pela Força Aérea Brasileira (FAB) após alertas da Polícia Federal (PF) sobre voos suspeitos no céu de Mato Grosso do Sul. Ao todo, as duas aeronaves carregavam 1.150 kg de cocaína. Houve intensa perseguição a um dos aviões, que chegou a pousar em Três Lagoas, mas arremeteu e só foi parado em Ivinhema.

A operação contou com quatro caças A-29 Super-Tucano. A primeira interceptação teve como alvo um monomotor EMB-720 Minuano, na região noroeste do Estado. Essa aeronave foi interceptada no ar, passando pelos procedimentos de averiguação aérea de praxe.

Foi realizada escoltada do avião, que parou já fora de Mato Grosso do Sul. O pouso aconteceu em Rondonópolis (MT), onde a Polícia Federal assumiu a ações, prendendo duas pessoas - piloto e copiloto - e apreendeu 450 kg de cocaína.

 
 

Já a segunda ação do dia aconteceu em ao sudoeste de Campo Grande, quando um bimotor B-58 Baron, mais potente que a primeira aeronave, foi interceptado no ar e escoltado até Três Lagoas, onde deveria fazer o pouso. Porém, próximo da cabeceira da pista, o piloto arremeteu e fugiu, iniciando uma perseguição que só terminou em Ivinhema.

Lá, o bimotor fez um pouso forçado em um campo não preparado. Não se sabe quantas pessoas estavam na aeronave, já que quando os homens da Força Tática da Polícia Militar (PM) chegaram ao local, o avião estava abandonado junto a 700 kg de cocaína, também apreendidos.

A carga de pouco mais de uma tonelada de cocaína foi toda encaminhada à Polícia Federal. Além dos Super Tucanos, a FAB também uma aeronave E-99, usada como uma espécie de radar móvel, e toda a estrutura do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra).

 
 

Rotina no ar

Mato Grosso do Sul está localizado em ponto estratégico para o tráfico de drogas, devido a sua proximidade com o Paraguai e a Bolívia, sendo comum a apreensão de entorpecentes em carros, babagem de viajantes em ônibus e em grandes carregamentos em caminhões.

Além disso, vem sendo comum também o transporte de drogas através de aviões. Várias interceptações ocorreram recentemente, tanto de cocaína como de maconha, resultando inclusive na prisão de pilotos - um deles forjou um falso sequestro para tentar se livrar da acusação de tráfico de drogas, porém, o caso foi descoberto e ele preso.

Felpuda


A futura composição  dos 29 vereadores  em Campo Grande poderá ser diferente  da que foi oficializada, segundo o que  se tem ouvido,  com certa frequência, nas rodinhas de conversas dos meios políticos.  

Nova distribuição  das cadeiras poderá ocorrer e, assim, quem está prestes a entrar com pompa e circunstância poderá nem passar pela porta de entrada  e tomar posse de cadeira  para chamar de sua.  

O caldeirão está fervendo.