Política

Política

Dança explora o sentido do paladar

Dança explora o sentido do paladar

Redação

15/04/2010 - 03h20
Notícia sem imagem
Thiago Andrade

Em 25 minutos, a bailarina baiana Patrícia Leal desenvolve um espetáculo cheio de experimentações, no qual o paladar é utilizado como o principal estímulo à criação.  “Intenso” é um solo de dança, que faz parte de uma trilogia desenvolvida por meio de sua pesquisa de doutorado e tem como tema o amor em suas diversas polaridades. A bailarina sobe hoje ao palco do Teatro Aracy Balabanian, às 20h, para uma apresentação, como parte das comemorações da “Semana pra dança”, promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em razão do Dia Internacional da Dança.
Patrícia, que é professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA), dá aulas na pós-graduação em Dança da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Aproveitando a vinda da professora a Campo Grande, em razão do curso de especialização, a FCMS fez o convite para que ela se apresentasse nesta edição especial do Projeto Cena Som.
“A indicação foi feita pela Denise Parra, coordenadora do curso da UCDB, que já conhecia o trabalho da Patrícia. O interessante é que, além de criadora de dança, ela também é pesquisadora. Isso nos deu suporte para realizar a mesa-redonda sobre pesquisa e arte”, explica Renata Leoni, coordenadora do Núcleo de Dança da FCMS.
“Intenso” faz parte de uma trilogia sobre os sentidos. “Neste espetáculo ela trabalha o paladar”, detalha Renata. Patrícia leva ao palco questionamentos sobre o amor e movimentos que nasceram a partir da degustação do vinho. Técnicas de improvisação fazem com que o espetáculo sempre se transforme. A trilha, composta pelo violoncelista Marcelo Martinez Vieira, é completamente original e conta com uma composição criada pela intérprete.

Debate
Após o espetáculo, será realizada mesa-redonda com o tema “Espaço de pesquisa/espaço de arte: um fluxo de ideias”, que contará com a presença da bailarina e docente Patrícia Leal; do bailarino e mestrando em Psicologia pela UCDB, Yan Chaparro; Marcelo Victor da Rosa, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Fernandes Ferreira de Souza, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O debate será mediado por Denise Parra.
“Queremos discutir o lugar das artes e da pesquisa, entender como ocorre essa relação, de forma a otimizar esse trabalho”, indica Renata Leoni.
O “Cena som” acontece no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, 453. A entrada é gratuita, porém, os ingressos são limitados e serão distribuídos a partir das 18h, no próprio local. Outras informações: 3316-9169.

Disputa

Rogério Marinho diz que acordo com Tereza será fechado no futuro e evita falar em 'rodízio'

Senador evitou cravar se poderia haver um "rodízio" com Tereza, em que um concorreria em 2027 e outro, em 2029

04/11/2026 17h45

Rogério Marinho e Tereza Cristina

Rogério Marinho e Tereza Cristina Fotos: Senado

Continue Lendo...

ARTICULAÇÃO NO SENADO

Nelsinho e Azambuja alinham atuação no Senado e debatem saúde em MS

Primeiro suplente do senador eleito, parlamentar do PSD recebeu o futuro titular para discutir telemedicina e a busca de Figueirão por uma UTI móvel

04/11/2026 13h25

azambuja e nelsinho

azambuja e nelsinho

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).