Política

Política

André anuncia aposentadoria e abre espaço para "gurizada"

André anuncia aposentadoria e abre espaço para "gurizada"

Redação

15/10/2010 - 01h00
Notícia sem imagem



O governador André Puccinelli (PMDB) anunciou ontem a sua aposentadoria depois de concluir o segundo mandato. Ele afastou a hipótese de renunciar ao cargo, em 2014, para concorrer a uma vaga de senador. A ideia dele é abrir espaço para as lideranças emergentes da política estadual. “Vou prestigiar a gurizada nova”, declarou depois de deixar o encontro regional do PMDB, que decidiu, por maioria, continuar apoiando a candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência da República.
Esta não foi a primeira manifestação do governador de “pendurar as chuteiras” da carreira política. No início do primeiro mandato, ele chegou a revelar a intenção de não concorrer à reeleição para se dedicar à família, principalmente aos netos. Porém, não resistiu à tentação do segundo mandato e acabou disputando a reeleição.
Dessa vez, Puccinelli sinalizou estar decidido, pelo menos foi isto que demonstrou em conversa com correligionários. Ele confidenciou estar cansado do desgaste da campanha eleitoral. No último pleito, ele enfrentou acusações de receber dinheiro da Assembleia Legislativa. “O bálsamo e o lenimento das feridas é o tempo, que é senhor da razão”, divagou. “Mas iniciei a reunião dizendo assim: prepare-se a gurizada nova, que vai ter candidato a governador (em 2014), candidato a senador e o André Puccinelli vai ficar encastelado no governo”, completou.
Segundo o governador, a partir de 2015, seu tempo será dedicado integralmente à família. “Eu vejo assim, já sou vovô, 62 anos, passei três (no feriadão) dias melhores da minha vida com a nora, genro, os netos...”, disse. “Eu quero prestigiar a gurizada e quero prestigiar mais as mulheres”, reiterou.

Caminho livre
Ao revelar a intenção de ficar de fora da disputa por vaga de senador, o governador abre caminho para sua vice eleita, Simone Tebet (PMDB). Ela não esconde de ninguém o sonho de seguir os passos do pai, Ramez Tebet, no Senado. A aposentadoria de Puccinelli ainda facilitaria o projeto político do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), de Campo Grande, pois afastaria Simone da batalha interna para concorrer ao Governo do Estado, em 2014.

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).