Política

PRIMEIRO ESCALÃO

Dilma anuncia Padilha na Saúde e outros 6 ministros

Dilma anuncia Padilha na Saúde e outros 6 ministros

Redação

21/12/2010 - 05h10
Notícia sem imagem

A presidente eleita, Dilma Rousseff, revelou ontem mais sete nomes para o primeiro escalão de seu governo. Foram anunciados os futuros titulares dos ministérios da Saúde, Esporte, Igualdade Racial, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social, Cultura, além do Advogado Geral da União.

Na Saúde, foi confirmado o médico sanitarista Alexandre Padilha, que atualmente ocupa a Secretaria das Relações Institucionais. Apesar de Padilha ter passado a manhã de sábado reunido com Dilma e o futuro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, o convite oficial para assumir a Saúde veio apenas na manhã de ontem.

Padilha foi a opção coringa escolhida por Dilma para a Saúde após a ministra enfrentar problemas na definição da pasta. Ainda no início da formação do ministério da petista, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou que seu secretário da Saúde, Sérgio Côrtes, havia sido o escolhido de Dilma para o Ministério da Saúde. O anúncio antecipado pegou Dilma de surpresa, e a fez rever sua opção, desmentindo que já tivesse feito a escolha.

Agora, na reta final da formação do novo governo, um novo nome passou a circular para a pasta: o do ex-ministro Ciro Gomes. Após uma relação turbulenta com Dilma durante a campanha, Ciro já se considerava sem chance de ocupar um posto do primeiro escalão no governo. Dilma, entretanto, passou a procurar o ex-ministro, dizendo que o queria, sim, como colaborador próximo.

Os planos de Dilma para Ciro, entretanto, foram na contramão dos desejos dele. Enquanto a presidente eleita planejava recolocá-lo na Integração Nacional, posto que ocupou no governo Lula, ele passou a vislumbrar a possibilidade de assumir a Saúde, que ainda estava sem definição. Dilma decidiu, então, por Padilha. A solução agrada ao PT, que retoma o ministério, atualmente nas mãos do PMDB.

Outros ministros
Orlando Silva (PC do B) permanecerá à frente do Ministério do Esporte. Dilma cogitou indicar Luciana Santos (PC do B), ex-prefeita de Olinda, para aumentar o número de mulheres no primeiro escalão. A indicação, contudo, não se concretizou.

Para a pasta da Cultura, o nome também já está definido. Trata-se de Ana Buarque de Hollanda, artista e ex-diretora de Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Ela é irmã do compositor Chico Buarque.

Outras duas mulheres foram anunciadas ontem: a socióloga Luiza Bairros para a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e Tereza Campelo, economista e mulher do ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira, para o Ministério do Desenvolvimento Social. Para o Ministério das Cidades, o indicado é Mário Negromonte.

Também foi confirmada a permanência no cargo do atual advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams.

Com os anúncios, Dilma terá apresentado 30 integrantes do seu primeiro escalão. Ela pretende definir todos os nomes de seu ministério até amanhã.

Crise

Nelsinho Trad aponta preocupação com crise no Paraguai e possíveis reflexos em MS

Presidente do país vizinho renunciou ao cargo em meio à crise

05/11/2026 15h44

Nelsinho Trad

Nelsinho Trad Saulo Cruz/Agência Senado

Continue Lendo...

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).