Política

NOVA COMPOSIÇÃO

PP requer vaga de vereador por Campo Grande

PP requer vaga de vereador por Campo Grande

Redação

23/12/2010 - 04h55
Notícia sem imagem

O PP enviou ontem à tarde à Câmara Municipal da Capital um documento requerendo a vaga atualmente ocupada pelo vereador Alcides Bernal (PP), eleito deputado estadual nas eleições deste ano. O pedido tem como embasamento a decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo a qual a suplência, em caso de renúncia, cabe ao partido e não à coligação.

O documento é assinado pelo presidente municipal do PP, Luiz Pedro Guimarães, também ele suplente do partido, para quem a legenda "tem pleno direito à vaga".

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB), informou que reunirá a Mesa Diretora hoje pela manhã para definir como proceder sobre o assunto. "Agora vou fazer consulta ao TRE e pedir orientação, com muita tranquilidade, não posso ser radical. Sou legalista", afirmou.

Com base na decisão do STF, assumiria a vaga de Bernal, ao invés de Athayde Nery (PPS), suplemte da coligação, Gilmar Olarte. Alceu Bueno, que consta como primeiro suplente do PP na relação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), deixou o partido e disputou uma vaga na Assembleia, neste ano, pelo PSL.

Olarte, o segundo suplente da legenda, disse ontem que continua filiado e se reuniria ainda ontem com o presidente regional do PP, deputado federal Antônio Cruz. Hoje, os dois devem definir se irão para a disputa judicial a fim de garantir a vaga.

A polêmica decisão do STF foi proferida em mandado de segurança apresentado pelo PMDB. O partido pediu que a Câmara dos Deputados empossasse Rachel Duarte, suplente do partido, quando o deputado Natan Donadon (PMDB) renunciou ao cargo, em outubro deste ano. A Mesa seguiu a relação enviada pela Justiça Eleitoral e deu posse a Agnaldo Muniz (PSC). Agora, o STF determina a entrega da vaga para um peemedebista.

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).