Política

ESTREIA

Elenco de famosos enfrenta agora desafios da Câmara

Elenco de famosos enfrenta agora desafios da Câmara

Redação

01/02/2011 - 22h30
Notícia sem imagem

A partir de hoje, o eleitor que sintonizar a TV Câmara poderá ver a atuação de um elenco de famosos, que inclui um palhaço, um jogador de futebol e um vencedor de reality show. Empossados com aplausos, fotos e assédio dos fãs, os estreantes podem ter a sina de outros artistas que no palco do Congresso viraram coadjuvantes. Tomaram posse como deputados federais o palhaço Tiririca (PR-SP), o ex-jogador Romário (PSB-RJ) e o vencedor do Big Brother Brasil, Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Menos famoso, mas muito polêmico, também estreou hoje como deputado federal o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz (PC do B-SP), que presidiu a Operação Satiagraha, responsável por levar o banqueiro Daniel Dantas à prisão. A Satiagraha foi a mais espetaculosa ação da PF nos últimos tempos, tornando-se, na visão das autoridades, o exemplo do que não deve ocorrer com uma instituição como a Polícia Federal. Protógenes acabou afastado da ação e foi processado. Decidiu mudar de rumo. Foi para a política.

O campeão mundial em duas categorias do boxe, Acelino Freitas, o Popó (PRB-BA), ainda não tomou posse. Primeiro suplente, ele só prestará o juramento quando o titular, Mário Negromonte (PP-BA), ministro das Cidades, afastar-se, o que deve ocorrer amanhã. Também é uma figura conhecida.

A experiência mostra que nem sempre os famosos se transformaram em bons deputados. Pelo contrário. Há mais resultados negativos do que positivos entre esses profissionais.

Um dos principais exemplos é o do cantor Agnaldo Timóteo. Eleito em 1982 pelo PDT do Rio de Janeiro com a maior votação da história do Estado, Timóteo decepcionou logo na estreia. Como se estivesse num show, pegou um telefone e simulou ligar para a mãe. Começou ali sua decadência. Depois, traiu o PDT, migrou para o PDS e votou em Paulo Maluf para a Presidência, no Colégio Eleitoral, o que piorou sua fama. Na eleição de outubro, tentou voltar à Câmara por São Paulo. Obteve apenas 25.174 votos, ficando na 156ª posição.

Na legislatura passada, o costureiro Clodovil chegou à Câmara como um campeão de votos. Desapareceu na máquina política que é o Legislativo, onde, entre os 513 deputados, pouco mais de 50 costumam destacar-se em cada legislatura. O mundo político é muito mais dos conchavos e negociações, coisa que as estrelas parecem ter dificuldades para perceber.

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).