Política

nacional

Dilma põe Brasil 'à disposição' de japoneses

Dilma põe Brasil 'à disposição' de japoneses

Redação

11/03/2011 - 17h31
Notícia sem imagem

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (11), por meio de nota, que recebeu com "profunda consternação" as informações sobre as vítimas do terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão.

Em mensagem ao primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, lida pelo porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, a presidente também coloca o Brasil "à disposição" do governo japonês.

"Foi com profunda consternação que recebi as notícias das perdas humanas e da destruição causadas pelo forte terremoto e subsequente tsunami que atingiram o Japão”, afirmou. Mais de 300 pessoas morreram em decorrência do abalo sísmico, considerad o sétimo pior da história.

“Estou certa de que a mobilização, competência e empenho com que a nação japonesa responderá a esse desastre natural permitirão a seu país uma rápida recuperação. Ainda assim, o Brasil se coloca à disposição do Governo japonês com vistas a contribuir ao apoio internacional ao Japão”, diz o texto da mensagem.

Questionado sobre que tipo de ajuda o Brasil poderia oferecer, o porta-voz da Presidência afirmou que o governo ainda não sabe como poderá contribuir com as autoridades japonesas. “Não há como avaliar que tipo de ajuda o Brasil vai oferecer nesse momento”, disse Baena.

Na mensagem, Dilma lembra ainda que 260 mil brasileiros vivem atualmente em território japonês. “O governo e o povo brasileiros são tomados hoje pelos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade diante desta calamidade que atinge o Japão, onde vivem cerca de 260 mil nacionais brasileiros.”

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).