Política

Política

Publicidade nas escolas pode ser proibida

Publicidade nas escolas pode ser proibida

Redação

05/04/2011 - 00h00
Notícia sem imagem

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 87/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que proíbe toda forma de publicidade de produtos e serviços nas escolas de educação básica. A proposta acrescenta a regra ao Código de Defesa do Consumidor.

Segundo o deputado, é necessário coibir os abusos na publicidade voltada ao público infanto-juvenil, "que não satisfeita em alcançar as crianças dentro de casa, por meio da televisão, agora resolveu invadir as escolas".

A proposta retoma o PL 7480/10, do ex-deputado Eliene Lima (PP-MT), de idêntico teor, que foi arquivado ao final da legislatura passada.

Vira Pateta
Weliton Prado cita o exemplo de uma promoção de viagem internacional divulgada em escolas de São Paulo, com o slogan "se eu não for para a Disney vou ser um Pateta". Para o deputado, o caso ilustra bem o abuso na publicidade infanto-juvenil.

Ele afirma que a criança e o adolescente deveriam estar protegidos dessas práticas comerciais. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), lembra o deputado, já garante o direito à dignidade humana no processo de desenvolvimento, o que abrange a preservação da imagem, da identidade, dos valores e das crenças.

Weliton Prado diz que a forma genérica dessa disposição legal não vem sendo suficiente para "livrar nossas crianças da voracidade comercial de algumas empresas, alimentada por uma competição mercadológica que se acirra dia a dia".

Disputa

Rogério Marinho diz que acordo com Tereza será fechado no futuro e evita falar em 'rodízio'

Senador evitou cravar se poderia haver um "rodízio" com Tereza, em que um concorreria em 2027 e outro, em 2029

04/11/2026 17h45

Rogério Marinho e Tereza Cristina

Rogério Marinho e Tereza Cristina Fotos: Senado

Continue Lendo...

ARTICULAÇÃO NO SENADO

Nelsinho e Azambuja alinham atuação no Senado e debatem saúde em MS

Primeiro suplente do senador eleito, parlamentar do PSD recebeu o futuro titular para discutir telemedicina e a busca de Figueirão por uma UTI móvel

04/11/2026 13h25

azambuja e nelsinho

azambuja e nelsinho

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).