Política

DUTRA

PT contraria Planalto e articula substituto

PT contraria Planalto e articula substituto

Redação

28/04/2011 - 09h15
Notícia sem imagem

À revelia do governo, o comando do PT articulava ontem a adoção de um mandato-tampão para a sucessão do presidente do partido, José Eduardo Dutra (SE).

Licenciado do cargo por motivos de saúde, sua volta é considerada improvável por correligionários.

Pela proposta, o vice-presidente Rui Falcão permaneceria no cargo até setembro, quando haveria nova eleição no congresso do partido.

Apoiada por parte significativa do PT-SP --incluído o ex-ministro José Dirceu e o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza-- a ideia seria discutida ontem à noite pelo comando do partido.

A fórmula contraria o Palácio do Planalto. À frente da sigla desde 22 de março, quando Dutra se licenciou após crise de hipertensão, Falcão protagonizou um dos momentos mais delicados da corrida presidencial.

Ele foi acusado de responsabilizar um grupo de inteligência da campanha de produção de dossiês contra adversários. Falcão nega.

"Esse é um problema superado", afirmou o secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi.

Além da oposição de integrantes do governo, a proposta desagrada a aliados do ex-presidente Lula, favoráveis à escolha do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), para a vaga. Costa também participaria ontem da reunião do PT.

Integrantes da cúpula petista também não participarão da reunião em que o Diretório Nacional deverá discutir o pedido de refiliação do ex-tesoureiro Delúbio Soares. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, é um dos que comunicaram ausência.

Os senadores Delcídio Amaral (MS) e Gleisi Hoffmann (PR) afirmaram que não irão. O ex-ministro Patrus Ananias disse que não sabia se estaria na votação.

Disputa

Rogério Marinho diz que acordo com Tereza será fechado no futuro e evita falar em 'rodízio'

Senador evitou cravar se poderia haver um "rodízio" com Tereza, em que um concorreria em 2027 e outro, em 2029

04/11/2026 17h45

Rogério Marinho e Tereza Cristina

Rogério Marinho e Tereza Cristina Fotos: Senado

Continue Lendo...

ARTICULAÇÃO NO SENADO

Nelsinho e Azambuja alinham atuação no Senado e debatem saúde em MS

Primeiro suplente do senador eleito, parlamentar do PSD recebeu o futuro titular para discutir telemedicina e a busca de Figueirão por uma UTI móvel

04/11/2026 13h25

azambuja e nelsinho

azambuja e nelsinho

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).