Política

juizados

Mais de 72% dos feitos são eletrônicos na Capital

Mais de 72% dos feitos são eletrônicos na Capital

Redação

13/06/2011 - 00h02
Notícia sem imagem

Com a recente digitalização da Justiça Itinerante e Juizado do Trânsito, dez das onze varas dos juizados da Capital são digitais. Resta apenas a 7ª Vara que ainda funciona com processos físicos, a qual, com a centralização dos juizados no Fórum do Juizado Central, recebeu todos os processos que ainda tramitavam fisicamente nas varas centralizadas.

De acordo com relatório estatístico de maio de 2011, dos 29.326 processos e procedimentos (TCO's) que estão em andamento nos juizados especiais da Capital, 72,8% deles, ou 21.368 processos, são digitais. Tramitam fisicamente apenas 11.174 feitos. O total de processos digitais em andamento nos juizados especiais distribuídos pelas comarcas de todo o Estado chega aos 32.786.

A experiência do processo digital começou a funcionar em Mato Grosso do Sul em fevereiro de 2005 com o projeto piloto da 10ª Vara do Juizado Especial. Como não havia precedentes no país, foi preciso que as equipes do Tribunal de Justiça desenvolvessem o conhecimento necessário para a digitalização de processos.

Cinco anos depois, com o aperfeiçoamento da tecnologia, tornou-se possível a digitalização das varas da justiça comum e até mesmo de comarcas inteiras que teve início em 2010. Atualmente, são onze comarcas digitais no Estado, inclusive Dourados, a segunda maior de Mato Grosso do Sul.

Além de Campo Grande com suas 10 varas digitais de juizados, no interior, são 13 comarcas com seus juizados digitalizados, e, em Três Lagoas e Dourados, por exemplo, funcionam mais de uma vara dos juizados e todas trabalham com processos digitais. Os trabalhos seguem ao longo deste ano, com um forte incentivo da atual administração para a digitalização do judiciário estadual. 

Disputa

Rogério Marinho diz que acordo com Tereza será fechado no futuro e evita falar em 'rodízio'

Senador evitou cravar se poderia haver um "rodízio" com Tereza, em que um concorreria em 2027 e outro, em 2029

04/11/2026 17h45

Rogério Marinho e Tereza Cristina

Rogério Marinho e Tereza Cristina Fotos: Senado

Continue Lendo...

ARTICULAÇÃO NO SENADO

Nelsinho e Azambuja alinham atuação no Senado e debatem saúde em MS

Primeiro suplente do senador eleito, parlamentar do PSD recebeu o futuro titular para discutir telemedicina e a busca de Figueirão por uma UTI móvel

04/11/2026 13h25

azambuja e nelsinho

azambuja e nelsinho

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).