Política

MINISTÉRIO DA DEFESA

Amorim promete continuidade com espírito crítico

Amorim promete continuidade com espírito crítico

Redação

08/08/2011 - 16h33
Notícia sem imagem

Ao tomar posse hoje no Palácio do Planalto, o novo ministro da Defesa, Celso Amorim prometeu dar continuidade ao processo de modernização das Forças Armadas Brasileiras, atuando sempre o "espírito crítico". Amorim substitui o ministro Nelson Jobim, que devido a declarações na imprensa que irritaram a presidenta Dilma Rousseff, acabou deixando a pasta na semana passada.

Amorim disse ter consciência de que o perfil das tropas é bem diverso do que vigorava no início da redemocratização do país e enfatizou a necessidade de refletir sobre temas como direitos humanos, desenvolvimento sustentável e igualdade de raça, gênero e crença.

O ministro sinalizou ainda que, apesar dos cortes orçamentários implantados pelo governo no primeiro semestre do ano, será necessário investir em equipamentos de defesa.

"Conto com a compreensão dos meus colegas da equipe financeira. O próprio documento legal que instituiu a estratégia nacional de defesa estabelece vínculo indissociável com a estratégia nacional de desenvolvimento", declarou. "Um país pacífico como o Brasil não pode ser confundido com um país desarmado e indefeso. Vivemos em paz com nossos vizinhos, mas o Brasil é detentor de enormes riquezas".

Essa estratégia, na visão de Amorim, é fundamental diante do reposicionamento do Brasil no cenário internacional. "Hoje é preciso admitir que nossas forças sofrem de carências. Há um descompasso entre a recente influência internacional brasileira e a nossa capacidade de respaldar isso no plano da defesa. Uma não será sustentável sem a outra".

O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim não compareceu à posse de seu sucessor. Hoje pela manhã, Jobim sentiu-se mal, fez exames de sangue para verificar suspeita de ter contraído dengue na última viagem oficial que fez, na semana passada, à Amazônia.

ARTICULAÇÃO NO SENADO

Nelsinho e Azambuja alinham atuação no Senado e debatem saúde em MS

Primeiro suplente do senador eleito, parlamentar do PSD recebeu o futuro titular para discutir telemedicina e a busca de Figueirão por uma UTI móvel

04/11/2026 13h25

azambuja e nelsinho

azambuja e nelsinho

Continue Lendo...

TJMS

Fábio Salamene é oficializado como novo desembargador do TJMS

Magistrado assume cargo na Corte de Justiça após aposentadoria compulsória em outubro de Lúcio Raimundo da Silveira

04/11/2026 12h50

Fábio Possik Salamene é escolhido como novo desembargador do TJMS

Fábio Possik Salamene é escolhido como novo desembargador do TJMS Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).