Política

IMPORTAÇÃO DO LEITE

Câmara discute medidas para conter aumento

Câmara discute medidas para conter aumento

Redação

08/08/2011 - 13h23
Notícia sem imagem

A subcomissão da Câmara Federal destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional se reúne na quarta-feira (10) para discutir os impactos causados pelo aumento da importação do produto. Segundo informações divulgadas pela imprensa, o volume de leite e derivados que entraram no mercado brasileiro até junho deste ano equivale a 73,8% do que foi importado durante todo o ano de 2010.

Em audiência no Senado, na semana passada, o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, defendeu a necessidade de um acordo para estabelecer cotas mensais de importação de leite em pó do Uruguai. Segundo ele, o aumento da importação do produto uruguaio tem preocupado os produtores brasileiros.

Alvim ressaltou que já há um acordo com a Argentina, fechado em 2009, que estabeleceu cotas mensais de importação do leite em pó. O Brasil negocia nesta semana uma prorrogação desse acordo.

A CNA alertou que o aumento das importações poderá gerar forte redução dos preços pagos ao produtor pelo litro do leite “in natura” no Brasil. Há temor de que essa eventual redução de preços, associada à alta dos custos de produção, possa causar desestímulo à atividade leiteira nacional.

A reunião da subcomissão está marcada para as 9h10, na sala da Presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O presidente da subcomissão é o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).

Disputa

Rogério Marinho diz que acordo com Tereza será fechado no futuro e evita falar em 'rodízio'

Senador evitou cravar se poderia haver um "rodízio" com Tereza, em que um concorreria em 2027 e outro, em 2029

04/11/2026 17h45

Rogério Marinho e Tereza Cristina

Rogério Marinho e Tereza Cristina Fotos: Senado

Continue Lendo...

ARTICULAÇÃO NO SENADO

Nelsinho e Azambuja alinham atuação no Senado e debatem saúde em MS

Primeiro suplente do senador eleito, parlamentar do PSD recebeu o futuro titular para discutir telemedicina e a busca de Figueirão por uma UTI móvel

04/11/2026 13h25

azambuja e nelsinho

azambuja e nelsinho

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).