Política

DIREITOS AUTORAIS

Mãe de Cazuza deve falar na CPI do Ecad

Mãe de Cazuza deve falar na CPI do Ecad

Redação

14/08/2011 - 00h00
Notícia sem imagem

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ecad aprovou  na quinta-reira (11) convite a Lucinha Araújo e Cristina Moreira, representantes da ONG Viva Cazuza para prestarem informações sobre o sistema de arrecadação de direitos autorais. Lucinha Araújo tem reclamado da queda na arrecadação dos direitos sobre as músicas do filho, morto em 1990.

O Ecad é o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. Está envolvido em denúncias de desvio de arrecadação de direitos autorais e enriquecimento ilícito de dirigentes.

Foi decidida também a convocação do cantor, ex-deputado e atual prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Frank Aguiar. Ele é ex-presidente da Associação dos Compositores e Intérpretes Musicais do Brasil (Acimbra)

Por iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), presidente da CPI, também deverão prestar esclarecimentos o ex-presidente e atual presidente da Sociedade Brasileira de Administração e Proteção dos Direitos Intelectuais (Socinpro), respectivamente Sylvio Rodrigues e Jorge de Souza Costa.

Na verdade, o depoimento de Sylvio Rodrigues à comissão deveria ter ocorrido na quinta-feira (11). Ao iniciar a reunião, Randolfe disse ter sido surpreendido com um ofício informando sobre a mudança na direção da Socinpro, apesar de o então presidente ter confirmado, dois dias atrás, sua vinda ao Senado.

"Isso é um total desrespeito à CPI", reagiu o senador.

A decisão de Randolfe Rodrigues de reconvocá-lo e chamar também Jorge Costa a comparecer à comissão recebeu o apoio do senador Pedro Taques (PDT-MT). Conforme argumentou, os senadores têm de dar real valor às comissões de inquérito, já que "alguns pensam que toda CPI é fadada a pizza".

"A Constituição dá à CPI poderes de instrução próprios das autoridades judiciais. Tem que haver a condução coercitiva dessas pessoas", afirmou Taques.  

Requerimentos

A comissão também aprovou requerimentos para a convocação de depoimentos de Haroldo Bastos, representante da Sociedade Administradora de Direitos de Execução Musical do Brasil (Sadembra); Márcio de Oliveira Fernandes, gerente-executivo de arrecadação do Ecad; Mário Sérgio Campos, gerente-executivo de distribuição do Ecad; e Rafael Barbor, ex-funcionário da União Brasileira de Compositores (UBC).

Por fim, a comissão aprovou a realização de audiências públicas em Macapá, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. A próxima reunião está marcada para o dia 16 de agosto, às 13h

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).