A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira, durante abertura da 34ª Expointer, que o Brasil tem os instrumentos necessários para enfrentar a crise econômica internacional. Ela afirmou que o País vai superar a turbulência global com investimentos, redução de impostos e apostando no cosumo do mercado interno.
"Os ventos que chegam dos países desenvolvidos não são muito bons. Queria falar que o Brasil tem plenas condições de enfrentar este momento de turbulência, que tem levado essas economias a estagnação. Se vamos ser a quinta economia em curto prazo, isso se deve ao fato de sermos uma potência alimentar e energética", afirmou a presidente em Esteio (RS).
Dilma não fez comentários diretos sobre a desaceleração da economia brasileira no segundo trimestre deste ano, que avançou 0,8% na comparação com o primeiro trimestre, quando a expansão havia sido de 1,2% (valor revisado, ante 1,3% na primeira divulgação), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).