Política

honraria

Lula ganha 6º honoris causa na UFBA

Lula ganha 6º honoris causa na UFBA

Redação

20/09/2011 - 14h25
Notícia sem imagem

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje, na capital baiana, seu sexto título de doutorado honoris causa, desta vez na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, outras universidades nacionais e internacionais aprovaram o oferecimento de outras 55 honrarias do mesmo título a Lula. Se aceitar todas elas - o título só é válido após cerimônia na instituição - o petista vai chegar a um total de 61 homenagens.

Tendo estudado apenas o Ensino Fundamental, Lula, ainda no fim deste ano, deve receber o sétimo e o oitavo títulos, respectivamente na Sciences Po, na França, e na Politécnica de Lausanne (Suíça). Os doutorados por receber foram aprovadas pelos conselhos universitários de instituições do Exterior mas, para valer, é necessária a cerimônia. O honoris causa é concedido a pessoas eminentes, que não necessariamente possuam um diploma universitário, mas que tenham grande destaque em suas áreas.

O primeiro título do ex-presidente foi concedido em janeiro deste ano pela universidade de Viçosa, em Minas Gerais. Lula recebeu a segunda em Coimbra, Portugal, em março. Em julho, o Estado natal dele concedeu outras três homenagens: na Universidade de Pernambuco (UPE), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Fernando Henrique Cardoso
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, antecessor de Lula, já obteve 26 honoris causa. Com o primeiro título recebido em Nova Jersey em 1978 e o último em 2007, no Canadá, Fernando Henrique Cardoso se valeu não apenas do status como político, mas também de uma intensa vida acadêmica. Três títulos foram oferecidos antes de assumir Presidência, os demais, durante e depois de seu mandato, a maioria em universidades estrangeiras.

Critérios
A decisão da universidade federal baiana é antiga. O conselho universitário da instituição decidiu pela outorga ainda em outubro de 2002, três dias após a conquista do seu primeiro mandato como presidente. A outorga de doutor honoris causa é dada a pessoas com destaque em áreas como as artes, academia ou em causas humanitárias.

O cientista político e professor doutor de Ética da Unicamp, Roberto Romano, diz que a concessão destas honrarias deixou de ter um sentido puramente acadêmico e pode servir como forma de aproximar universidades e até mesmo países. Desta forma, o título poderia servir a interesses de intercâmbio e aproximação. Isso serviria ao caso dos dois ex-ocupantes do Palácio do Planalto.

Segundo Romano, a láurea concedida pela universidade da França ao ex-presidente Lula pode inclusive ter como pano a situação econômica delicada que vive o país e o continente europeu. "O corpo de professores pode estar imbuído de muitas intenções, difícil separar o que é acadêmico do político e até mesmo do humanitário", disse o professor.

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).