Política

MATO GROSSO DO SUL

Audiência debate educação índigena superior

Audiência debate educação índigena superior

Redação

11/11/2011 - 00h02
Notícia sem imagem

Pelo menos 150 acadêmicos indígenas são aguardados hoje (11), na audiência pública “Educação Superior Indígena em MS” que acontece no plenário Júlio Maia da Assembleia Legislativa a partir das 13h30. O debate, proposto pelo deputado estadual Pedro Kemp em parceria com o Projeto de Rede de Saberes, discute a realidade de cerca de 700 acadêmicos índios do estado, que buscam a implementação de políticas públicas que garantam a permanência deles no ensino superior.

De acordo com lideranças indígenas, boa parte dos estudantes acaba desistindo da graduação diante da falta de políticas de acesso e permanência dos índios nas universidades. Para evitar a evasão e possibilitar que os estudantes das diversas etnias do estado concluam o ensino superior, os alunos buscam a implementação de programas que garantam o auxílio financeiro para as despesas com transporte, estadia, alimentação, vestuário e material escolar, além de um suporte acadêmico.

No dia 21 de agosto, uma comissão formada por quatro acadêmicos indígenas foi a Brasília e entregou ao Ministério da Educação (MEC) um documento com as reivindicações dos estudantes. O texto foi elaborado com base nas discussões do V Encontro de Acadêmicos Indígenas de MS realizado dias antes da viagem, 15 de agosto, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Sem resposta do MEC , os acadêmicos querem dar, com a audiência pública, continuidade ao debate e aguardam um posicionamento oficial do governo federal.

Para o encontro foram convidados o secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Márcio Meira, o deputado federal Antônio Carlos Biffi, da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, a secretária de Estado de Assistência Social, Tânia Mara Garib, os reitores das universidades públicas e particulares do Estado e o Ministério Público Federal.

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).