Política

Política

Prefeito filmado dando maços de dinheiro é afastado no AM

Prefeito filmado dando maços de dinheiro é afastado no AM

Redação

21/12/2011 - 05h00
Notícia sem imagem

A Câmara Municipal de Boa Vista do Ramos (270 km de Manaus) afastou do cargo nesta terça-feira o prefeito Elmir Lima Mota (PSD). Ele havia sido filmado entregando maços de dinheiro ao ex-vereador Joaquim Teixeira Barbosa (PSC), que no vídeo aparece escondendo as notas na cueca.

O afastamento deve durar 60 dias, prazo para que a Câmara apure as suspeitas de que Mota pagou Barbosa para renunciar ao cargo de vereador em benefício de um aliado do prefeito

Cinco dos nove vereadores da Câmara votaram a favor do afastamento. Os outros quatro faltaram a sessão, que decidiu também pelo afastamento do vice-prefeito, Glauciomar Corrêa Pimentel (PSC).

Assumiu temporariamente o cargo de prefeito o vereador Marlon Trindade (PT), presidente da Câmara.

Segundo o Ministério Público do Amazonas, o vídeo está sendo analisado pela Polícia Federal. Se comprovada a autenticidade da filmagem, a Procuradoria-Geral de Justiça pedirá abertura de processo contra Mota ao Tribunal de Justiça. Ele tem direito ao foro privilegiado.

No vídeo, ex-vereador Joaquim Teixeira Barbosa aparece recebendo dinheiro de Mota. Barbosa levanta de uma cadeira, afrouxa o cinto e começa a esconder o dinheiro nos bolsos da calça, nas meias e na cueca.

A filmagem foi feita em 11 de novembro, dois dias depois da renúncia de Barbosa.

Por meio de sua assessoria, o prefeito afastado afirma que o vídeo foi gravado por ele como prova de que estaria sendo extorquido por Barbosa. O ex-vereador nega. Disse que o dinheiro é um pagamento de uma dívida que tinha com Mota.

Economia

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira

Regulamentação permitirá flexibilidade para organização de escalas

04/11/2026 22h00

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira Lula Marques/ Agência Brasil.

Continue Lendo...

Política

Mendonça dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro

Relatório da PF apontou prejuízo de R$ 2,7 bilhões no BRB

04/11/2026 21h00

Ministro André Mendonça

Ministro André Mendonça Divulgação / STF

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).