Política

FRANÇA

Sarkozy vai adotar medida contra desemprego

Sarkozy vai adotar medida contra desemprego

Redação

01/01/2012 - 00h00
Notícia sem imagem

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pretende organizar durante este final de ano um plano destinado a conter as altas taxas de desemprego do país, conforme publicado na imprensa internacional. Esse plano se basearia num acordo entre trabalhadores e empresas, prevendo o corte nos salários para a manutenção dos postos de trabalho.

Inspirado em medidas realizadas pela Alemanha durante a crise econômica de 2009, o projeto tem como base exigir que as empresas tenham que reter todos os seus empregados, mesmo que haja queda em pedidos às indústrias, enquanto os trabalhadores aceitariam salários mais baixos. Em contrapartida, o governo atuaria de forma a compensar algumas das perdas salariais e as contribuições previdenciárias, de acordo com o Ministério do Trabalho francês e líderes sindicais que foram informados sobre o pacto proposto.

As leis trabalhistas francesas já permitem este tipo de acordo entre empresas, empregados e governo. Porém, o governo considera novas maneiras para simplificar os procedimentos administrativos e reduzir a burocracia. O plano seria aplicável a todos os funcionários da empresa.

O governo também considera debater a flexibilidade do tempo de trabalho dos empregados, que poderia variar em relação à demanda. Adotado há uma década na Alemanha, tais medidas têm ajudado a aumentar a competitividade das empresas do país, mas são vistos de modo problemático pela França.

Economia

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira

Regulamentação permitirá flexibilidade para organização de escalas

04/11/2026 22h00

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira Lula Marques/ Agência Brasil.

Continue Lendo...

Política

Mendonça dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro

Relatório da PF apontou prejuízo de R$ 2,7 bilhões no BRB

04/11/2026 21h00

Ministro André Mendonça

Ministro André Mendonça Divulgação / STF

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).