Política

MEDIDAS PROVISÓRIAS

Moka integra comissão mista no Congresso

Moka integra comissão mista no Congresso

Redação

24/03/2012 - 10h15
Notícia sem imagem

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) integrará a comissão mista - formada por senadores e deputados federais - para análise de Medidas Provisórias (MPs). Ele integrará o Bloco Parlamentar da Maioria e dividirá os trabalhos com seus colegas Roberto Requião e Sérgio Souza, ambos do PMDB do Paraná. O Congresso Nacional atende assim determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que sejam cumpridas regras constitucionais de tramitação das MPs.

A formação da comissão foi desencadeado com a edição da Medida Provisória pela presidente Dilma Roussef publicada na quarta-feira (21) e que, entre outras ações na área da educação, destina recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Ontem, a senadora Amélia (PP-RS), que presidiu a plenária, anunciou a composição da comissão mista que, além do Bloco Parlamentar da Maioria, será formada ainda pelo Bloco Parlamentar da Minoria e Bloco Parlamentar de Apoio ao Governo.

Entenda o caso

No dia 7 de março, o STF considerou que a conversão em lei da MP foi inconstitucional, uma vez que a matéria, antes de sua aprovação, não tinha passado por análise de comissão mista, como determina a Constitução.

No entando, no dia seguinte, o tribunal voltou atrás em sua decisão, diante da perspectiva de que outras cventenas de medidas provisórias fossem consideradas inconstitucionais, o que geraria insegurança jurídica no país.

Ao reverter sua decisão, o Supremo esclareceu, no entanto, que, a partir daquele momento, as MPs deveriam ser submetidas à comissão mista.

Fonte: Agência Senado

Economia

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira

Regulamentação permitirá flexibilidade para organização de escalas

04/11/2026 22h00

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira Lula Marques/ Agência Brasil.

Continue Lendo...

Política

Mendonça dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro

Relatório da PF apontou prejuízo de R$ 2,7 bilhões no BRB

04/11/2026 21h00

Ministro André Mendonça

Ministro André Mendonça Divulgação / STF

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).