Política

MENSALÃO

Base aliada é absolvida por ministra

Base aliada é absolvida por ministra

Redação

27/09/2012 - 15h24
Notícia sem imagem

Em uma divergência inédita no julgamento do mensalão, a ministra Rosa Weber absolveu todos os 13 réus acusados no capítulo seis da denúncia pelo crime de formação de quadrilha, discordando dos votos do relator, Joaquim Barbosa, e do revisor, Ricardo Lewandowski. Apesar de condenar dez por corrupção passiva, Rosa entende que os réus não se associaram em grupo para cometer crimes, apenas vê coautoria nos fatos.

"Não vislumbro a associação dos acusados para delinquir, para praticar indeterminadamente crimes. Entendo que aqui houve coautoria", disse a ministra. Para Rosa Weber, o tipo penal de quadrilha ou bando tem como objetivo evitar sociedades montadas para o crime, e não se aplica para delitos previamente combinados. "O que pretende a regra de proibição é evitar a conduta que viabiliza sociedades montadas para o crime e é o caso de grupos reunidos para assaltar, furtar, falsificar, sequestrar e extorquir", opinou.

Em um voto conciso, a ministra mais nova da Corte condenou todos os réus acusados de corrupção passiva em que Barbosa e Lewandowski concordaram, sem entrar em detalhes sobre suas condutas. No caso de Pedro Henry e Emerson Palmieri, casos nos quais os dois divergiram, Rosa optou pela condenação.

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).