Política

diz Cardozo

Depoimento de Valério não tem validade

Depoimento de Valério não tem validade

Redação

12/12/2012 - 14h47
Notícia sem imagem

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse hoje que o depoimento prestado pelo empresário Marcos Valério, vinculando o ex-presidente Lula ao esquema do mensalão, não tem validade sem a apresentação de provas.

"Um depoimento que é apresentado sem provas, por uma pessoa que estava envolvida em práticas criminosas, não tem significado jurídico. A menos que obviamente se mostre que o que ele falou é verdadeiro", disse. "Mas parece que não foram juntadas provas que minimamente pudessem dar credibilidade ao depoimento", completou o ministro.

No final de setembro, Valério afirmou ao Ministério Público, após ter sido condenado no julgamento do mensalão, que esquema pagou despesas pessoais do ex-presidente Lula, segundo informações reveladas ontem pelo jornal "O Estado de São Paulo". Também disse que o ex-presidente teria autorizado os empréstimos considerados ilícitos pelo Supremo Tribunal Federal e que, em 2005, recebeu ameaças de morte.

No lançamento de uma escola sobre mediação e conciliação, na sede do Ministério da Justiça, Cardozo saiu em defesa de Lula, chamando-o de "guerreiro" e "lutador" e o "grande presidente da história".

"Lula é um guerreiro, um lutador. A população não vai deixar de reconhecer seu papel na história. Ele mudou a história do país", disse. "O presidente Lula tem uma trajetória reconhecida pela grande maioria da população. Foi o grande presidente da historia".

Para Cardozo, o depoimento de Valério ocorreu numa fase "curiosa". "Juridicamente essa é uma peça que alguém fez numa fase curiosa. Não foi no início do processo, foi depois que já sabia que estava condenado. Com que objetivo? Anular o processo? Reduzir a pena? Não se pode dar credibilidade a priori numa situação como essa", argumentou.

O ministro ainda atacou a oposição. "Setores da oposição não tem um discurso efetivo para a sociedade brasileira. A oposição se apegará a isso na falta de um discurso mais consistência", disse. 

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).