Política

Presidência Câmara

Candidato pede apoio a Puccinelli

Candidato pede apoio a Puccinelli

Redação

16/01/2013 - 16h17
Notícia sem imagem

O governador André Puccinelli recebeu em audiência nesta quarta-feira (16) o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RO), candidato à presidência da Câmara dos Deputados. No encontro, o parlamentar destacou as 14 propostas que defende na disputa pelo comando da Casa e abordou temas que são do interesse do Estado de Mato Grosso do Sul.

Conforme Alves, dois pontos principais são a reforma política e a revisão do Pacto Federativo. No caso do primeiro tema, ele admitiu que o próprio parlamento é responsável pela demora na votação e precisa corrigir esse erro. Sobre o Pacto, Alves defende mudanças no modelo atual em favor dos Estados e Municípios. “Essas são duas pautas prioritárias. No caso do Pacto Federativo, essa relação [entre] União, Estados e Municípios está esgotada. Nós precisamos buscar uma nova relação, que estabeleça mais igualdade de pleitos, igualdade de direitos de cada um”, afirmou, em entrevista após a reunião com Puccinelli e integrantes da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional.

 Um dos principais temas de interesse de Mato Grosso do Sul em discussão na Câmara atualmente, a lei da redistribuição dos royalties do petróleo também está na agenda do parlamentar. A matéria aprovada pelos deputados foi vetada pela presidente Dilma, e, para vigorar, depende agora da derrubada do veto. “Na prática, é uma questão que precisa ser votada rapidamente. Tem o impasse da cronologia dos vetos, que foi levantada pelo Supremo Tribunal Federal, e isso nos cria uma situação de impasse com três mil vetos [na frente]. Foi uma omissão nossa deixar acumular 12 anos sem votar os vetos, mas agora queremos corrigir. É preciso encontrar uma saída política para que alguns vetos fundamentais nós possamos priorizar e votar e a questão dos royalties. Isso é muito importante, porque é a distribuição de uma riqueza nacional”, analisou.

Disputa

Rogério Marinho diz que acordo com Tereza será fechado no futuro e evita falar em 'rodízio'

Senador evitou cravar se poderia haver um "rodízio" com Tereza, em que um concorreria em 2027 e outro, em 2029

04/11/2026 17h45

Rogério Marinho e Tereza Cristina

Rogério Marinho e Tereza Cristina Fotos: Senado

Continue Lendo...

ARTICULAÇÃO NO SENADO

Nelsinho e Azambuja alinham atuação no Senado e debatem saúde em MS

Primeiro suplente do senador eleito, parlamentar do PSD recebeu o futuro titular para discutir telemedicina e a busca de Figueirão por uma UTI móvel

04/11/2026 13h25

azambuja e nelsinho

azambuja e nelsinho

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).