Política

Brasil sem miséria

Governo avança na formação de jovens

Governo avança na formação<br> de jovens

Redação

15/04/2013 - 10h45
Notícia sem imagem

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (15), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o Pronatec avança na formação de jovens e trabalhadores do Brasil sem Miséria, com o objetivo de garantir a inclusão dessas pessoas e de formar a "mão de obra que o Brasil vai precisar".

Segundo Dilma, do total de 8 milhões de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (que foi lançado há um ano e meio), um milhão de vagas foi reservado para a população beneficiada pelo programa Brasil sem Miséria. Ainda de acordo com a presidente, o “Pronatec é um programa importantíssimo, porque ele amplia o acesso dos jovens que fazem ensino médio ao ensino técnico, que é fornecido pelas escolas técnicas do tipo Senai e Senac, mas também por escolas técnicas do governo federal e os institutos federais de tecnologia”.

Dilma também afirmou que o Pronatec “já matriculou 2,8 milhões de jovens e trabalhadores em cursos técnicos e de qualificação profissional", e que isso estimula a economia e o aprendizado do país,  especializando a mão de obra e e aumentando a competitividade nas empresas.

“Nós queremos que o crescimento do nosso país seja um crescimento que inclua todos os brasileiros, que dê oportunidades de emprego para todos, inclusive, para aqueles que sempre tiveram dificuldade de conseguir um emprego melhor porque não tinham a formação adequada e, por isso, não conseguiam um emprego com carteira assinada. Quanto mais qualificados eles forem, mais oportunidades terão para conseguir um trabalho e melhorar sua renda”, salientou Dilma.

Formatura
A presidente Dilma participou na última sexta-feira (12) da formatura de alunos do Pronatec em Porto Alegre (RS). Ao todo, 2.223 pessoas se formaram e foram inscritas no Cadastro Único do governo. Os alunos se especializaram dentre 60 tipos de cursos, como o de torneiro mecânico, pedreiro, manutenção de computadores, eletricista predial, azulejista, ferreiro armador e soldador.

Economia

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira

Regulamentação permitirá flexibilidade para organização de escalas

04/11/2026 22h00

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira Lula Marques/ Agência Brasil.

Continue Lendo...

Política

Mendonça dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro

Relatório da PF apontou prejuízo de R$ 2,7 bilhões no BRB

04/11/2026 21h00

Ministro André Mendonça

Ministro André Mendonça Divulgação / STF

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).