Política

MENSALÃO

Recurso de Genoino diz que condenação é injusta

Recurso de Genoino diz que condenação é injusta

Redação

03/05/2013 - 00h00
Notícia sem imagem

Em um longo recurso de mais de 200 páginas, a defesa do deputado José Genoino (PT-SP) classifica como "injusta" a condenação do petista pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do mensalão sob o argumento de que ocorreu sem provas e com base apenas em ilações.

Os advogados pedem a redução da pena de seis anos e 11 meses de prisão e apontam que ele foi condenado pela "imaginária" compra de votos no Congresso.

"Não pode esta defesa deixar de alertar que [...] todas as demais provas -fortes e favoráveis ao peticionário, como já defendido- robustecem a injustiça desta condenação", disse. "Merece reparo pela via ora eleita, todavia, quando, de forma ambígua, obscura, contraditória e omissa, adere à inaceitável condenação de Genoino por imaginária corrupção ativa", completa.

Segundo a defesa, "por maior respeito que se tenha por aqueles que acreditaram na estória do mensalão urdida por Roberto Jefferson [presidente do PTB], por maior respeito que se tenha pela indignação que o episódio causou à mídia, aos Ilustres Julgadores e, em especial, ao relator, fato é que reuniões entre presidentes de partidos visando apoio ao governo não constitui, por óbvio, a prática de qualquer ilícito".

Os advogados colocam em dúvida a credibilidade do presidente do PTB, Roberto Jefferson, que revelou à Folha de S.Paulo, em 2005, o esquema de pagamento de propina no Congresso durante o início do governo Lula.

"Pode um homem público com uma história de vida e uma trajetória imaculada como José Genoino ser condenado com base nas saltimbancas palavras de um Roberto Jefferson?", questiona.  

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).