Política

Governo

Rodrigo Janot é o novo procurador-geral da República

Rodrigo Janot é o novo procurador-geral da República

Redação

17/08/2013 - 23h32
Notícia sem imagem

Com a consultoria dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), a presidente Dilma Rousseff indicou neste sábado, dia 17, o subprocurador-geral Rodrigo Janot como novo procurador-geral da República. Na quinta-feira, Roberto Gurgel deixou o posto que ocupava há quatro anos.

De acordo com nota emitida pela presidência, Dilma "considera que Janot reúne todos os requisitos para chefiar o Ministério Público com independência, transparência e apego à Constituição".

Janot foi o candidato mais votado em uma eleição promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que enviou ofício com os três mais votados a Dilma, a quem coube a escolha. Também faziam parte da lista as subprocuradoras Ela Wiecko e Deborah Duprat. Apesar de não ser uma obrigação, é praxe que o presidente indique o nome mais votado da lista.

Como quinta-feira foi o último dia de Gurgel no comando da Procuradoria Geral da República, a subprocuradora-geral Helenita Acioli assumiu interinamente o cargo e fica até a posse de Janot.

Mineiro, Rodrigo Janot tem 56 anos e atua no Ministério Público Federal (MPF) desde 1984, exercendo o cargo de subprocurador desde 2003. Ele presidiu a ANPR de 1995 a 1997 e já havia integrado a lista tríplice de 2011, que deu o segundo mandato a Roberto Gurgel.

Crise

Nelsinho Trad aponta preocupação com crise no Paraguai e possíveis reflexos em MS

Presidente do país vizinho renunciou ao cargo em meio à crise

05/11/2026 15h44

Nelsinho Trad

Nelsinho Trad Saulo Cruz/Agência Senado

Continue Lendo...

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).