Política

Violência contra Mulher

Presidente recebe relatório final de CPMI

Presidente recebe relatório final de CPMI

Redação

27/08/2013 - 15h12
Notícia sem imagem

A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (27), no Congresso Nacional, o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher, e disse que utilizará suas propostas para implementar políticas de Estado no setor. Dilma elogiou o trabalho do Congresso e disse que trabalhará com todos os Poderes e com os movimentos sociais para fortalecimento dos aparatos institucionais de proteção às mulheres.

“As mais de mil páginas desse relatório, fruto de trabalho de 18 meses de trabalho do Congresso Nacional, contam histórias trágicas, que devemos repudiar, que nos emocionam, que nos afetam, e que têm de nos fazer agir com toda nossa determinação para coibi-las. Trazem também um diagnóstico e um elenco de propostas, o que é muito importante”, disse a presidenta, ao participar de sessão solene em homenagem aos sete anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Segundo Dilma, as propostas do relatório serão implementadas nos próximos passos, para que as mulheres vítimas de violência encontrem apoio e proteção na estrutura do Estado. “Assumo o compromisso de, desde já, utilizar os subsídios concretos contidos neste relatório para implementar políticas que temos implementado e para combater a violência contra as mulheres”

Dilma disse que, no dia 8 de março de 2014, Dia Internacional da Mulher, devem ser inauguradas as primeiras casas da Mulher Brasileira. Quando lançou, em março, o Programa Mulher, Viver sem Violência, Dilma disse que cada uma dessas casas contará com serviços como delegacias especializadas, defensorias públicas, juizados especiais e equipes de psicólogos e assistentes sociais, além de alojamentos e brinquedotecas. A presidenta embarca agora para Belo Horizonte, onde participa da cerimônia de formatura de 2 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e da inauguração de uma unidade do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na cidade. Dilma retorna somente à noite para Brasília.

Disputa

Rogério Marinho diz que acordo com Tereza será fechado no futuro e evita falar em 'rodízio'

Senador evitou cravar se poderia haver um "rodízio" com Tereza, em que um concorreria em 2027 e outro, em 2029

04/11/2026 17h45

Rogério Marinho e Tereza Cristina

Rogério Marinho e Tereza Cristina Fotos: Senado

Continue Lendo...

ARTICULAÇÃO NO SENADO

Nelsinho e Azambuja alinham atuação no Senado e debatem saúde em MS

Primeiro suplente do senador eleito, parlamentar do PSD recebeu o futuro titular para discutir telemedicina e a busca de Figueirão por uma UTI móvel

04/11/2026 13h25

azambuja e nelsinho

azambuja e nelsinho

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).