Política

eleição

PT quer tentar evitar intervenções nos Estados

PT quer tentar evitar intervenções nos Estados

Redação

11/11/2013 - 10h45
Notícia sem imagem

Atual presidente do PT e favorito para ser reconduzido ao cargo na eleição interna da legenda, o deputado estadual Rui Falcão (SP) disse neste domingo (10) que respeitará eventuais decisões locais que contrariem a estratégia nacional para reeleger a presidente Dilma Rousseff.

— Não cogitamos nenhum tipo de intervenção [nos diretórios estaduais].

Apesar da afirmação, Falcão disse que o partido terá no máximo 12 candidaturas próprias a governador em 2014.

— A nossa orientação nacional é reeleger a presidente Dilma Rousseff e aumentar o número de deputados e senadores.

Principal aliado da presidente no plano nacional, o PMDB fala em lançar 22 nomes, o que inviabilizaria a capilarização da parceria. Depois de concluída a apuração das urnas do PED (Processo de Eleições Diretas) do PT, o que deve ocorrer até esta segunda-feira (11) a primeira missão da nova cúpula petista será reconstruir pontes com os caciques regionais peemedebistas.

Durante a campanha do PED, os candidatos adversários de Falcão criticaram a decisão de dar prioridade às alianças locais com o PMDB em detrimento do lançamento de candidaturas próprias. Foi a demora da cúpula petista em intervir nos diretórios "rebeldes" que levou o aliado a anunciar voo próprio em quase todos os Estados brasileiros.

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO) disse recentemente à reportagem cada um usa as armas que tem.

— Entendo esse processo (de candidaturas próprias) como natural. Cada um vai ter que se virar com as armas que tem.

Segundo o peemedebista, as conversas com os petistas sobre os palanques regionais serão intensificadas depois do PED. Pelo cenário atual, PT e PMDB têm chances concretas de estarem unidos apenas em cinco Estados: Pará, Amazonas, Rondônia, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Ainda assim, não existe consenso fechado nesses locais. Para ampliar esse número, Falcão teria de convencer os petistas de Estados como Goiás, Espírito Santo e Maranhão a abrirem mão de seus planos locais para apoiar o PMDB.

Efeito Sarney

O caso do Maranhão, base política do senador José Sarney (AP), é considerado o mais emblemático. Em 2010, o PT apoiou a candidatura de Roseane Sarney, mas saiu do processo rachado.

Três anos depois, o partido está novamente dividido entre seguir com o clã Sarney ou apoiar a candidatura do presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B), ao governo estadual. Falcão diz que pessoalmente apoiaria Roseana para o Senado.

— Tenho posição pessoal de apoiar a candidatura de Roseana ao Senado. Acho que a maioria da nossa militância tende apoiar a candidatura do Flávio Dino para o governo.

Outro Estado problemático é o Espírito Santo. A cúpula nacional do PT tenta costurar uma aliança em torno de uma candidatura do PMDB, mas o diretório local insiste em apoiar a reeleição do atual governador, Renato Casagrande (PSB), que é do mesmo partido de Eduardo Campos, provável adversário de Dilma em 2014.

— É uma possibilidade estar com o PSB, mas também podemos formar um palanque mais forte. O Casagrande já disse que ficará neutro na campanha, mas estamos buscando mais que a neutralidade. Nós queremos o apoio.

O maior problema nesse caso é que a direção do PSB nacional não admite neutralidade no Espírito Santo e exige apoio de Casagrande a Eduardo Campos na campanha presidencial do ano que vem.

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).