Política

afirma PSDB-MG

Presidente 'usa tragédia' para fazer campanha

Presidente 'usa tragédia' para fazer campanha

Redação

28/12/2013 - 08h28
Notícia sem imagem

Em mais um episódio da disputa eleitoral antecipada de 2014, a viagem da presidente Dilma Rousseff ao leste de Minas Gerais, ontem (27), para sobrevoar municípios afetados pelas chuvas motivou críticas dos tucanos do Estado.

O PSDB de Minas Gerais, que segue orientações do senador mineiro Aécio Neves, presidente nacional do partido, divulgou nota em que afirma que Dilma usou a "tragédia que se abate sobre o Estado" para "fazer campanha eleitoral".

A principal crítica do PSDB ficou em torno da presença na visita do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), provável candidato do PT ao governo de Minas Gerais.

"É inexplicável que ela tenha evitado trazer os ministros das áreas responsáveis para dar palanque ao pré-candidato do PT ao governo de Minas. [...] A máquina pública é usada de forma incorreta para promover de forma irregular a candidatura de Fernando Pimentel em 2014", diz o PSDB-MG.

Além de Pimentel, Dilma esteve em Minas acompanhada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), pré-candidato ao governo de São Paulo. A presidente interrompeu suas férias na Bahia para ver de perto o estrago das chuvas em Minas.

Ao longo de 2013, a presença de Dilma no Estado motivou queixas do PSDB mineiro. Muitas dessas reclamações foram feitas diretamente por Aécio. Pré-candidato ao Planalto, Aécio buscará em Minas uma votação expressiva para tentar ir a um eventual segundo turno. Nas pesquisas atuais, Dilma lidera essa corrida.

Em Minas, Pimentel também lidera as pesquisas. O PSDB criticou o fato de o ministro ter ido ao Estado duas vezes para entregar máquinas e equipamentos, como parte de um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Na entrevista que concedeu em Valadares, tendo ao seu lado o governador de Minas, o tucano Antonio Anastasia, a presidente disse que as ações de reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas serão feitas em conjunto com o Estado, independentemente dos partidos de cada um.

"Eu vejo uma grande parceria entre nós e um espírito de cooperação. Nessas horas nós temos que esquecer que temos divergências políticas", disse a presidente.
Apesar da declaração, o PSDB cobrou de Dilma o cumprimento de promessas anteriores para municípios mineiros atingidos pelas chuvas.

Procurada para comentar as declarações do PSDB-MG, a Presidência da República não havia respondido até o momento. 

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).