Política

POSE EM LONDRES

TRE define se haverá eleição em Bonito; prefeito pode ser cassado

TRE define se haverá eleição em Bonito; prefeito pode ser cassado

Redação

10/03/2014 - 08h00
Notícia sem imagem

Não é só o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, do PP, que corre o risco de perder o mandato nesta semana. O da cidade de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, conhecido como Leleco, do PTdoB, e seu vice, Josmail Rodrigues, que hoje administram a cidade graças a uma liminar [ordem judicial provisória] também estão com a corda no pescoço, segundo reportagem de hoje (10) no jornal Correio do Estado.

Às 17h desta segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) julga o recurso proposto por Leleco e o vice, suspeitos de compra de votos na eleição suplementar de março passado. Por conta desta denúncia, os dois ficaram afastados entre os dias 17 e 21 de outubro do ano passado. Se a corte eleitoral definir pela cassação, os cerca de 15 mil votantes da cidade devem retornar às urnas pela terceira vez, desde a eleição de 2012.

Há, também, uma sindicância que envolve servidores do cartório. Na noite anterior à eleição extra, a polícia prendeu um cabo eleitoral do prefeito com R$ 1,5 mil e uma agenda com anotações suspeitas. Ocorre que o material, que seria de Néia Prado, mulher de Leleco, foi levado para o cartório eleitoral e lá sumiu. Pela sindicância, levanta-se suspeita contra um servidor da prefeitura que presta serviço ao cartório. A agenda desapareceu desde que Néia (foto ao lado, tirada em 2013, em Londres), foi ao cartório, quatro dias depois da eleição.

A matéria é de Celso Bejarano.

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).