Política

do MPU

Gratificação para servidores é aprovada

Gratificação<br> para servidores<br> é aprovada

Redação

05/06/2014 - 10h15
Notícia sem imagem

O Senado aprovou nesta quarta-feira (4) projeto de lei que cria gratificação por exercício cumulativo para servidores do Ministério Público da União (MPU). A medida vale para atividades extras vinculadas a cada cargo, na mesma unidade de atuação onde o servidor trabalha.

Atualmente, os servidores do MPU recebem remuneração fixada em parcela única, sendo vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou qualquer tipo de remuneração extra. A proposta não define qualquer previsão orçamentária para amparar os custos gerados com a gratificação.

Apesar de já ter sido aprovado na Câmara, a proposta precisará de nova apreciação dos deputados devido à alteração que foi feita no texto no Senado. Os senadores decidiram retirar da matéria artigo que estendia a possibilidade de gratificação para servidores da Advocacia-Geral da União.

O projeto estabelece que as gratificações só valerão para os casos em que as atividades extras, chamadas no MPU de ofício, forem exercidas por mais de três dias. O valor fica definido em um terço do salário do servidor para cada 30 dias de tarefas cumpridas.

Pelo texto, não têm direito à gratificação, pelo exercício das funções características dos respectivos procuradores-gerais: o vice-procurador-geral da República; o vice-procurador-geral Eleitoral; o vice-procurador-geral do Trabalho; o vice-procurador-geral da Justiça Militar; e o vice-procurador-geral de Justiça.

Caso seja aprovado na Câmara e sancionado pela Presidência da República, o texto deverá ser regulamentado no prazo de 30 dias pela Procuradoria-Geral da República.

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).