Política

reunião

Índios entregam cartas de reivindicações a Azambuja

Entre os principais pedidos está a inclusão dos índios em programas habitacionais

Redação

23/08/2014 - 15h39

O candidato a governador Reinaldo Azambuja (PSDB) recebeu três cartas com reivindicações de grupos indígenas durante encontro com lideranças políticas realizado na Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande, nesta semana.

Entre os principais pedidos está a inclusão dos índios em programas habitacionais do governo do Estado. As outras cartas pedem políticas públicas para a valorização das mulheres indígenas e compromissos com os direitos dos povos de todas as etnias de Mato Grosso do Sul.

Depois de receber os documentos, Reinaldo reafirmou que, se eleito, vai fazer um governo de compromisso com todos que moram em Mato Grosso do Sul. “Vocês kadiwéu, terena, guarani, kaiowá e guató terão da nossa parte um governo de parcerias”, disse.

Segundo Reinaldo, é necessário desenvolver políticas públicas de inclusão e de trabalho para os indígenas. “Vamos respeitar as diferenças, respeitar a cultura e levar desenvolvimento para dentro das aldeias, melhor saúde e melhor educação”, afirmou.

O tucano ainda lembrou que compromissos como a garantia dos direitos aos indígenas, proteção dos direitos sociais e preservação da cultura e dos costumes dos índios fazem parte de uma carta de compromisso integrada ao Plano de Governo da coligação.

Habitação
Principal anseio da população indígena que vive em cidades de Mato Grosso do Sul, o direito à habitação está inserido no Plano de Governo da Coligação Novo Tempo (PSDB, PSD, PPS, DEM, PMN e Solidariedade), que prevê a implantação de políticas habitacionais que atendam várias comunidades.

Em Campo Grande, por exemplo, a maior demanda dos índios terena é a criação de uma quinta aldeia urbana, com 300 casas, além das quatro aldeias já existentes: Marçal de Souza, Darcy Ribeiro, Água Bonita e Tarsila do Amaral.

“Estamos aqui porque queremos que nossos filhos tenham um futuro melhor”, afirmou Enilda, indígena representante da etnia kadiwéu. Para ela, ter casa própria é o primeiro passo para o indígena conquistar uma vida digna na cidade.

Atualmente, o déficit habitacional em Mato Grosso do Sul é de 86 mil casas. Em Campo Grande, essa quantidade cai para 25,6 mil residências.

Economia

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira

Regulamentação permitirá flexibilidade para organização de escalas

04/11/2026 22h00

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira

Governo prevê decreto do fim da escala 6x1 para segunda-feira Lula Marques/ Agência Brasil.

Continue Lendo...

Política

Mendonça dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro

Relatório da PF apontou prejuízo de R$ 2,7 bilhões no BRB

04/11/2026 21h00

Ministro André Mendonça

Ministro André Mendonça Divulgação / STF

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).