Política

CAMPANHA

Delcídio promete, se eleito,reduzir ICMS do diesel para 12 %

Delcídio disse que a alíquota de 17 % faz Mato Grosso do Sul " perder duas vezes"

Redação

15/09/2014 - 16h45

O candidato da coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos, Delcídio do Amaral disse que, se eleito, estudará a possibilidade de reduzir a alíquota do ICMS que incide sobre o óleo diesel de 17 % para 12 %, como forma de baratear o custo do frete no estado.

“Posso garantir que , inicialmente, reduziremos a alíquota para 14 %. Mas a idéia é diminuir ainda mais, chegando a 12 %, mesmo percentual cobrado nos estados vizinhos, para forçar a baixa no preço final pago pelo consumidor , seja ele o dono de uma caminhonete ou de uma frota de caminhões. Com isso vamos reduzir o custo do frete e permitir que os produtos aqui produzidos , e os que  circulam por Mato Grosso do Sul, fiquem mais caros. Minha equipe econômica está aprofundando os estudos e as projeções iniciais indicam que uma suposta queda na arrecadação seria compensada pelo aumento do consumo”, explicou o candidato , durante reunião nesta segunda-feira, 15 de setembro, com funcionários de empresas da área de transporte de carga, em Campo Grande.

Delcídio disse que a alíquota de 17 % faz Mato Grosso do Sul “ perder duas vezes”.

“Inicialmente perdem os postos de combustíveis,  porque o caminhoneiro que vem de outros estados abastecem lá fora e simplesmente atravessam o estado com o tanque cheio. E perdemos também quando os  caminhoneiros daqui deixam para abastecer nos estados vizinhos, onde  acabam consumindo outros produtos que poderiam estar sendo comprados aqui”, lembrou.

“Vamos ter um programa rigoroso de melhoria das nossas estradas através das parcerias público-privadas.  Caberá ao estado fazer aquilo que compete ao poder público : devolver a população o que ela paga de imposto com serviços eficientes de saúde, segurança e educação. Teremos uma administração ágil, tecnológica, desburocratizada, para não atrapalhar quem produz”, afirmou.

 Depois da reunião com os trabalhadores no transporte de cargas, Delcídio foi até a sede da Associação Nipo-Brasileira, no Centro de Campo Grande, onde recebeu o apoio de diretores da entidade e lideranças da colônia japonesa na capital.

 

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).