Política

OPINIÃO

Cezar Benevides: "Monacato feminino em Campo Grande"

Professor aposentado pela UFMS

Redação

03/10/2014 - 00h00

Recordo que fui apresentado, há vários anos, à irmã Silvia, do Hospital São Julião, na Abadia Cisterciense, localizada na Avenida Eduardo Elias Zahran, em frente à Avenida Bom Pastor. Depois ela me ofereceu um livro intitulado Diálogos com o silêncio, do monge trapista Thomas Merton, um dos grandes espiritualistas do século XX. Ficamos amigos para sempre. A irmã Silvia sempre demonstrou um grande apreço pelas monjas de Cister. 

O que me chama a atenção é que muitos amigos desta cidade nunca ouviram falar na abadia Nossa Senhora Aparecida, cujas monjas trabalham em silêncio desde o final dos anos 70. Vieram da Alemanha, com parada provisória em uma abadia cistenciense localizada no interior de São Paulo. A Madre Mena Grauper e quatro companheiras, todas da Ordem das Irmãs Contemplativas, chegaram com objetivo de fundar uma casa de oração, um mosteiro e uma creche. Os primeiros tempos foram difíceis, não obstante o apoio de uma senhora da sociedade local, Dona Nilda de Almeida Coelho, a qual, em 21 de fevereiro de 1976, inaugurou o abrigo infantil, com a presença de autoridades locais, inclusive o arcebispo Dom Antônio Barbosa. 

O mosteiro foi construído com ajuda da Alemanha em um terreno contíguo à creche, que foi doado pela referida senhora. Cerimônias solenes ocorreram durante a inauguração, em 25 de maio de 1979, dois anos depois da divisão do Estado de Mato Grosso. Trata-se de um instituto religioso de vida contemplativa, o qual em 1985 se transformou de priorado simples em priorado conventual Sui Júris independente da casa- mãe. Está agregada à Congregação Brasileira dos Cistercienses. 

Os cistercienses têm sua origem associada ao nome de Roberto de Molesme (1027-1110), o qual com alguns companheiros eremitas abandonou a comunidade de Molesme na Burgúndia e estabeleceu em 1098 um novo monastério em Citeaux, na França. O propósito, segundo o historiador Brenda Bolton, seria criar um espaço religioso novo, extremamente vinculado à observação da regra de São Bento, o que teria ocorrido. Em 1112 essa pequena comunidade acolheu Bernardo de Claraval (1090-1153) com 29 companheiros todos decididos a se concentrar em uma imitação evangélica da vida de Cristo. 

Também as irmãs que chegaram a Campo Grande na segunda metade do século XX continuam lutando para melhor desenvolver a sua missão caritativa e religiosa. Elas levam a vida de sacrifício e muito trabalho. Atualmente, depois do falecimento da primeira abadessa, assumiu a liderança a encantadora madre Benigna, já nascida no Brasil, que vem fazendo um trabalho extraordinário, envolvendo toda a comunidade. Existe no local também uma hospedaria para retiros aberta ao público que também contribui como fonte de receita. É claro que o monastério aceita também doações. 

Lembro, em São Paulo, quando o colégio do mosteiro de São Bento estava passando por dificuldades. O Dr. Antônio Ermínio de Moraes (do Grupo Votorantim) falecido recentemente, Lázaro Brandão (Bradesco) e José Safra (do Banco Safra) fizeram uma doação de quase três milhões. O que chamou a minha atenção foi o fato de que o Dr. Safra era de família judia e não me consta que tenha sido convertido ao cristianismo. Tudo o que é bom deve continuar.

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).