Política

PEC

Câmara dá novo passo para reduzir maioridade penal

Câmara dá novo passo para reduzir maioridade penal

Redação

07/04/2015 - 09h45

A discussão sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos será retomada a partir desta quarta-feira (8) na Câmara dos Deputados. Será feita a análise do mérito da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que está há quase 23 anos esperando para ser aprovada.

Na primeira reunião da comissão serão eleitos o presidente e os vice-presidentes e escolhido o relator da matéria. A comissão será formada por 27 deputados titulares e igual número de suplentes.

Caberá ao colegiado debater o mérito da PEC, realizar audiências públicas para discutir a mudança da imputabilidade penal, com a redução da maioridade penal, e elaborar um parecer sobre a proposta, o qual será votado pela comissão.

Se aprovada pela comissão, a matéria será encaminhada à apreciação do Plenário da Câmara, em dois turnos de votação. Seguindo depois, para o Senado. Lá ela será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.

Depois de aprovada pelo Senado, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Se o texto for mudado, ele volta para a Câmara, para ser votado mais uma vez.

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).