Política

ESCÂNDALO SEXUAL

Líderanças políticas defendem punição para vereador Bueno

Acusado de manter relações sexuais com adolescentes, ele pode ser preso

Redação

25/04/2015 - 13h00

Lideranças políticas de Mato Grosso do Sul defendem que o vereador Alceu Bueno (PSL) — indiciado pela Polícia Civil — seja punido pela Justiça e Câmara Municipal. Acusado de manter relações sexuais com duas adolescentes de 15 anos, o vereador pode ser preso pelo crime de exploração de menores e, ainda, corre o risco de ter o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar.

Ex-vereadora, a vice-governadora Rose Modesto (PSDB) é a favor que medidas punitivas sejam tomadas contra Alceu pela Justiça e Legislativo. “Defendo a punição que a Justiça decidir e que a Câmara tenha um posicionamento firme em relação ao caso”, declarou.

Sem querer opinar sobre o assunto, o prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte (PP) comentou que o vereador deve responder pelos seus atos, “sejam eles quais forem”. Assim como ele, o ex-governador André Puccinelli (PMDB) demonstrou surpresa com a possível exploração sexual de menores praticada por Alceu. “Não quero crer que isso seja verdade. É um absurdo”, avaliou.

Punições

Conforme o delegado titular da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Paulo Sérgio Lauretto,  o vereador Alceu Bueno (PSL), bem como o ex-deputado estadual Sérgio Assis (PSB) foram indiciados pelo artigo 218-b, parágrafo segundo, do Código Penal, que significa manter relação carnal com menor na forma de exploração. Se condenados, os políticos podem pegar pena de 4 a 10 anos de prisão.

No âmbito político, a maior punição de Alceu pode ser a cassação, que inclui, ainda, a inelegibilidade por oito anos. Na semana que vem, a Comissão Processante que julgará se houve quebra de decoro parlamentar deve ser instaurada na Câmara Municipal. Se for comprovada a inexistência da conduta exemplar do vereador, ele deverá ser cassado no encerramento da comissão, que ocorre de 90 a 120 dias depois de sua instauração. 

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).