Em resposta à apuração aberta pela Câmara Municipal ontem (9) e que vai cobrar do prefeito Gilmar Olarte (PP) detalhamento sobre valores investidos em publicidade feita no Facebook e WhatsApp, Olarte afirmou nesta quarta-feira que segue o “pincípio da publicidade”.
Durante agenda pública, o prefeito afirmou que tudo que é feito na gestão público precisa ser dado publicidade “para informar a população. O que temos feito é isso, se há alguma coisa em perfil pessoal, é compartilhado do geral ou feito de forma pessoal”, afirmou Olarte.
De acordo com o prefeito, os esclarecimentos pedidos pela Câmara serão prestados “sem dificuldade”.
O princípio da publicidade, citado por Olarte, está presente na Constituição, mais especificamente no artigo que fala sobre a gestão pública, no entanto, o princípio é aplicado principalmente em ações envolvendo processos licitatórios para que a gestão pública não cometa atos obscuros.
APURAÇÃO
Na apuração, com aval favorável de 18 vereadores, o prefeito terá que comprovar a não utilização dos contratos de publicidade para autopromoção. Isso porque vídeos são produzidos, por produtora contratada da prefeitura, para postagens nas redes sociais, além de arte com versos bíblicos e comemorativas que levam somente o nome do progressista.
João Rocha (PSDB), Francisco Saci (PRTB), Herculano Borges (SD), Delei Pinheiro (PSD), Waldecy Chocolate (PP), Airton Saraiva (DEM), Edil Albuquerque e Loester Nunes (PMDB) votaram contra a medida.