Política

UNIFICAÇÃO DO ICMS

Azambuja confirma que MP defendida por Delcídio pode quebrar as finanças do Estado

Delcídio, como relator, articula para colocar em votação essa medida

Redação

30/07/2015 - 00h00

A proposta de unificação da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não é vista com bons olhos pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) que analisa como complexas estas questões tributárias que podem quebrar o Estado. Segundo ele, jamais assinaria acordo que não lhe ofereça a garantia de ressarcimento e que o fundo de compensação das perdas tenha muita clareza.

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) articula para colocar em pauta a votação da Medida Provisória (MP) para acabar com a guerra fiscal e acabou entrando em conflito com a senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

A proposta inclui a redução das alíquotas do ICMS para 4% até o ano de 2021 e inclui na Constituição a obrigação de o governo federal repassar os recursos necessários aos Estados que perderem com a mudança.

Conforme o governador, os ajustes fiscais e as reformas tributárias não podem ser feitas apenas com o ICMS. “Precisa também que a União atente da importância de mexer nas contribuições federais e tributos federais para aumentar a competitividade da economia brasileira”, destacou.

(*) A reportagem, de Valquíria Oriqui, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

 

Crise

Nelsinho Trad aponta preocupação com crise no Paraguai e possíveis reflexos em MS

Presidente do país vizinho renunciou ao cargo em meio à crise

05/11/2026 15h44

Nelsinho Trad

Nelsinho Trad Saulo Cruz/Agência Senado

Continue Lendo...

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).