O general José Elito Carvalho divulgou nota manifestando descontentamento com a perda do status de ministério pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). Elito estava à frente da pasta que passará á fazer parte da recém-criada Secretaria de Governo. A incorporação faz parte da reforma ministerial anunciada hoje (2) pela presidente Dilma Rousseff.
O general diz que conversou com a presidente Dilma sobre a possibilidade de não incluir o gabinete na reforma ministerial. Conversou também com o chefe da Casa Civil e autoridades do primeiro escalão do governo. Segundo o general, as competências institucionais do gabinete exigiram o nível ministerial desde a sua criação, em 1938.
Elito lamentou a decisão anunciada pela presidente. “Ao saber no dia de hoje do conteúdo da reforma, cumpre-me, por um dever de lealdade e em memória aos que me antecederam, lamentar a decisão tomada que, no mais curto prazo, desejo que seja retificada para o bem da sociedade e do Brasil”, diz a nota assinada por José Elito.