Política

BRASIL

MST diz achar correspondência de Temer em fazenda invadida em SP

MST diz achar correspondência de Temer em fazenda invadida em SP

Redação

09/05/2016 - 21h00
Notícia sem imagem

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) diz ter encontrado na fazenda invadida pelo grupo nesta segunda-feira (9) uma correspondência endereçada ao vice-presidente Michel Temer (PMDB).

Os sem-terra afirmam que a fazenda Esmeralda, de 1.500 hectares, tem ligações com o peemedebista. O vice-presidente nega. Há no local, mil famílias, segundo o movimento.

De acordo com o MST, a correspondência é mais um elo de Temer com a propriedade rural. Para os sem-terra, a fazenda está em nome do coronel João Batista Lima Filho -conhecido como coronel Lima-, mas o vice-presidente circula pelo local e é o verdadeiro dono do lugar.

A correspondência foi mostrada pelo MST à reportagem na tarde desta segunda. Trata-se de um envelope tamanho ofício, com timbre da prefeitura local. Nela está escrito a caneta para quem é endereçada: ao "Dr Michel Temer". Há ainda a inscrição Enio (prefeito) -Duartina é comanda pelo prefeito Enio Simão (PSDB).

O documento contido no envelope é um pedido de reexame de contas da prefeitura do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Para chegar ao local, a reportagem perguntou a moradores da cidade onde era a fazenda Esmeralda. Eles explicaram o caminho para a reportagem e citavam o local como "fazenda do Temer".

'NÃO ME LEMBRO'

Questionado, Simão disse não se lembrar do envelope, mas admitiu ter recorrido ao coronel Lima para tentar audiência com Temer -"por causa da ligação entre os dois".

"Não me recordo disso, não lembro agora. Quando quero falar com ele é direto com São Paulo", disse. Depois, no entanto, afirmou que o envelope deve ser algo antigo, já que ele tem a cor parda. "Hoje é branco."

Simão afirmou ainda que não há indícios de que Temer seja dono da propriedade rural.

'QG DO GOLPE'

Em nota, o MST disse que a fazenda Esmerada foi "um QG [quartel general] do golpe", em referência ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

"Estamos aqui para denunciar as ligações escusas de Michel Temer com o proprietário da fazenda e sua empresa de fachada para arregimentar propina", disse Kelli Mafort, da Direção Nacional do MST.

Em nota, a assessoria do vice-presidente afirmou que Temer não tem propriedades rurais. "Não é dono de fazenda em Duartina."

O coronel João Batista Lima Filho disse, também em nota, não ter oferecido resistência aos manifestantes. "As propriedades rurais em questão foram adquiridas de maneira regular, a partir de 1986, sendo produtivas", diz trecho da nota.

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).