Política

POLÍTICA

Votação da cassação de Cunha pode ocorrer daqui a cinco semanas

Votação da cassação de Cunha pode ocorrer daqui a cinco semanas

Redação

15/06/2016 - 21h00
Notícia sem imagem

A votação no plenário da Câmara do parecer que recomenda a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pode ocorrer daqui a cinco semanas e ser realizada em um período de Congresso esvaziado, o que elevam as chances de o presidente afastado da Câmara escapar da punição.

A demora é uma decorrência, em parte, dos procedimentos previstos entre a aprovação do parecer pela cassação no Conselho de Ética, ocorrido nesta terça-feira (14), e a efetiva votação no plenário da Câmara, quando é preciso o voto de pelo menos 257 dos 513 deputados para que Cunha seja cassado.

Ausências no dia dessa votação ou abstenções contam como voto favorável a Cunha.

Se os prazos esperados forem cumpridos, e caso não haja nenhuma reviravolta, o destino do peemedebista seria votado no plenário da Câmara nos dias 19 ou 20 de julho, em pleno início do chamado "recesso branco" do Congresso.

Devido à análise do impeachment de Dilma Rousseff pelo Senado, o Congresso não deve entrar oficialmente em recesso, que normalmente vai de 18 a 31 de julho. Nesse período, porém, a tendência é que os deputados estejam na maior parte do tempo fora de Brasília, até pela proximidade das eleições municipais.

O dia 20 de julho é exatamente a data a partir da qual os partidos realizam as convenções municipais para a oficialização de seus candidatos a prefeito e vereador.

RITO

O Conselho de Ética enviou na tarde desta quarta-feira (15) à Secretaria-Geral da Mesa a decisão favorável à cassação de Cunha, tomada por 11 votos a 9, que deve ser publicada no Diário da Câmara nesta quinta (16).

Com isso, começa na sexta (17) a contar o prazo de cinco dias úteis para Cunha apresentar seu recurso à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Se usar o prazo limite, o que é o mais provável, apresentará a defesa no dia 23, uma quinta-feira.

Nessa ocasião, cabe à CCJ enviar à Secretaria-Geral da Mesa o recurso para que haja a sua numeração e devolução à comissão. Embora essa seja uma tarefa simples e meramente burocrática, a Secretaria-Geral afirmou à reportagem que usará o prazo limite de duas sessões ordinárias para realizá-la.

Se isso de fato acontecer, o recurso voltará numerado para a CCJ somente no dia 30, uma quinta-feira, caso se confirme a tradição de não haver quorum para a realização de sessões às segundas e sextas-feiras.

Recebido o recurso numerado, a CCJ tem mais cinco dias úteis para analisá-lo, prazo que terminaria no dia 7 de julho, também uma quinta-feira. O presidente da CCJ, Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirmou que esse prazo pode se estender caso haja pedido de vista, o que é bem provável que ocorra.

Nesse caso, a CCJ só tomará a sua deliberação final na semana seguinte, possivelmente 13 de julho.

A partir de então -e caso a CCJ não anule algum ponto do trabalho do Conselho-, o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), tem que ler a decisão em uma sessão do plenário e marcar a votação em um prazo improrrogável de até duas sessões.

Caso Maranhão, que é aliado de Cunha, não protele a leitura da decisão, a votação no plenário da Câmara se daria nos dias 19 ou 20 de julho.

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).