Política

Julgamento de mérito

TJ reconhece legalidade de decreto que cassou mandato de Bernal

Corte julgou que Câmara agiu corretamente na cassação e Bernal fica inelegível

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul reconheceu a legalidade do decreto que cassou o mandato do ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). Por 4 votos a favor e um contra, desembargadores reconheceram que a Câmara Municipal agiu corretamente.

Com a decisão, Bernal fica inelegível pelo prazo de oito anos. Ainda cabe recurso da decisão.

Bernal foi cassado em 2014.  Em agosto de 2015, desembargadores decidiram, liminarmente, pela reintegração dele ao cargo de prefeito, mantendo decisão liminar do juiz David de Oliveira Gomes, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, de 15 de maio de 2014, que reconduziu o progressista ao cargo.

Hoje, no julgamento do mérito, os desembargadores que apoiaram a volta de Bernal ao cargo, votaram contra e reconheceram que houve legalidade no decreto de cassação.

Crise

Nelsinho Trad aponta preocupação com crise no Paraguai e possíveis reflexos em MS

Presidente do país vizinho renunciou ao cargo em meio à crise

05/11/2026 15h44

Nelsinho Trad

Nelsinho Trad Saulo Cruz/Agência Senado

Continue Lendo...

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).