Política

EX-GOVERNADOR

Preso em batalhão dos bombeiros, Azeredo tem comida especial

Ex-senador foi preso após um processo que se arrastou por mais de 11 anos

Yarima Mecchi

26/05/2018 - 13h23

Alimentação especial, rádio, televisão e banho de sol em uma quadra poliesportiva isolado de qualquer outro preso. Essas são algumas características do regime ao qual o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) está submetido desde que foi preso, após ser condenado a 20 anos e um mês de cadeia por crimes relacionados ao mensalão tucano.

Nos dois primeiros dias de cárcere, Azeredo não recebeu visitas, mas familiares do ex-governador já se cadastraram para entrar na lista.

Azeredo foi preso na última quarta-feira (23) após um processo que se arrastou por mais de 11 anos. A Justiça o condenou em segunda instância pelos crimes de peculato (apropriação indevida de bem) e lavagem de dinheiro praticados em 1998.

O político foi considerado culpado de fazer parte de um esquema que desviou verbas de empresas estatais mineiras para abastecer o caixa dois de sua campanha à reeleição ao governo. Azeredo nega seu envolvimento nos crimes.

Por ordem da Justiça estadual, o ex-governador está preso em uma sala especial da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O prédio fica a pouco mais de um quilômetro de sua residência, no bairro Serra, área nobre da capital mineira.

A sala na qual Azeredo está detido tem 27 metros quadrados, uma cama, banheiro com chuveiro elétrico e não tem grades.

Segundo a Seap (Secretaria de Estado de Administração Prisional) de Minas Gerais, agentes penitenciários se revezam do lado de fora da sala para fazer a guarda de Azeredo. O tucano é o primeiro ex-governador na cadeia na história de Minas Gerais e também o primeiro preso por conta do mensalão tucano.

Dieta revistada

Azeredo tem direito a quatro refeições diárias, mas não vai comer a comida fornecida pelo estado. De acordo com a Seap, seus advogados pediram que ele tivesse acesso a uma dieta especial por orientação médica.

"Devido a restrições médicas, conforme receituário apresentado, foi autorizado que o ex-governador Eduardo Azeredo receba refeições diárias enviadas pelos familiares", diz uma nota enviada à reportagem do UOL.

O órgão diz que a comida só pode ser entregue nos horários previstos para café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Segundo a Seap, não há geladeira na sala em que Azeredo está detido e a comida levada por seus familiares será revistada.

Além da alimentação especial, Azeredo também terá acesso a uma televisão e a um aparelho de rádio em sua sala. Segundo o governo mineiro, isso não seria um privilégio ao governador, pois o regulamento que rege as normas prisionais do

 

Crise

Nelsinho Trad aponta preocupação com crise no Paraguai e possíveis reflexos em MS

Presidente do país vizinho renunciou ao cargo em meio à crise

05/11/2026 15h44

Nelsinho Trad

Nelsinho Trad Saulo Cruz/Agência Senado

Continue Lendo...

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).