Política

política

"A segurança pública começa em casa", diz juiz Odilon

Candidato ao governo participou de entrevista com o Correio do Estado

Redação

18/09/2018 - 11h32

Durante entrevista ao Correio do Estado na manhã desta terça-feira, o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, candidato ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul pelo PDT, disse que o combate à violência e à criminalidade não deve ser feito somente com policiamento. "A segurança começa em casa", disse Odilon, se referindo ao fato de que a qualidade de educação e o convívio familiar são fundamentais para a construção de uma sociedade mais segura.

Ele garantiu que, caso seja eleito, vai valorizar os servidores e investir em programas sociais partindo, por exemplo, do trabalho realizado nas escolas. "A segurança pública tem que ser feita em caráter definitivo e não a fazemos sem educação. A segurança pública começa em casa, quando a criança começa a se entender por gente e vai para a escola. Ali começa a ter as primeiras oportunidades. A atenção neste caso é no aspecto preventivo", disse o juiz.

Ou seja, o juiz aposta em preparar os jovens lhe fornecendo educação de qualidade e oportunidade de trabalho, para que não sejam seduzidos pela vida fácil do crime. Durante a entrevista, ele lembrou ainda que é preciso reforçar o policiamento e aumentar o número de servidores que encontra-se defasado. Como exemplo, ele cita que a Polícia Militar deveria ter o número razoável de 8.500 servidores, mas conta penas com metade disso.

"Nossas delegacias estão caindo aos pedaços. Temos uma quantidade ínfima de servidores e todo mundo sabe que nossos policiais não são valorizados. O ambiente é péssimo" , explicou Odilon, reforçando que tem planos para desafogar o judiciário. "As delegacias terão centrais de conciliação, onde um escrivão capacitado vai resolver a situação. Isso iria desafogar o judiciário, para que a justiça tenha mais tempo para julgar outros casos".

Quanto à segurança na fronteira, Odilon falou sobre parceria com o Governo Federal e com os países vizinhos (Paraguai e Bolívia), a fim de fortalecer o enfrentamento contra o crime organizado. "A fronteira corresponde a 64% da nossa base territorial. Assisti a inauguração do DOF [Departamento de Operações de Fronteira] em 1989, e hoje o número de policiais é praticamento o mesmo daquela época", lamentou.

Confira a entrevista na íntegra:
 

Crise

Nelsinho Trad aponta preocupação com crise no Paraguai e possíveis reflexos em MS

Presidente do país vizinho renunciou ao cargo em meio à crise

05/11/2026 15h44

Nelsinho Trad

Nelsinho Trad Saulo Cruz/Agência Senado

Continue Lendo...

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).