Política

RIOS DE MATO GROSSO DO SUL

Deputado vê com bons olhos proposta do Governo sobre cota zero

As ideias foram apresentadas ontem pelo Secretário de Meio Ambiente

Redação

06/02/2019 - 10h39
Notícia sem imagem

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul se reuniram com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, e receberam de maneira positiva a proposta apresentada pelo Governo do Estado de permitir a pesca de cinco quilos de pescado, além de um exemplar e cinco unidades de piranha em 2019, no período de adaptação antes da cota zero que, deverá ser implantada em 2020.

“Já começamos bem. O governo está preocupado com os pescadores que já fizeram compromissos com clientes, mas, a partir do ano que vem será a cota zero”, disse o deputado Evander Vendramini (PP), um dos participantes da reunião realizada ontem na Semagro.

Para ele, a cota zora é essencial para manutenção das matrizes de peixes no Estado.  “Antes você encontrava pescadores vendendo peixe na rua com varal. Hoje é dificuldade de encontrar peixe até em peixarias” declarou ele, afirmando que, se não houver cota zero os peixes vão acabar.

Atualmente, os pescadores amadores podem pegar 10 kg e mais um exemplar dos rios de Mato Grosso do Sul. Na  próxima semana, o Governo deve terminar o acordo com pescadores e técnicos e apresentar o texto final do decreto que institui a cota zero.

O DECRETO

O projeto que deve instituir a cota zero para pesca amadora em Mato Grosso do Sul só vai entrar em vigor a partir de 2020. A decisão foi divulgada no início da noite de ontem pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) após reunião com empresários do setor de turismo de pesca.

Porém, o decreto que vai instituir a medida deverá ser publicado ainda este mês, antes do fim do período de defeso - que termina em 28 de fevereiro. Enquanto o documento não é publicado, pescadores profissionais e empresários do setor de turismo de pesca se mostram preocupados com a medida.

A Semagro afirma ter estudo que aponta redução na quantidade de pescado retirado dos rios do Estado, que, entre 1999 e 2016, passou de 1.538 toneladas para 370 toneladas. A redução no período de 17 anos foi de 76% e este é o principal motivo para a nova política do governo, que, antes de ser aplicada, já provoca inúmeras polêmicas.

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).