Política

ELEIÇÕES 2020

Resolução nacional pode acabar com acordo de Azambuja e Trad

Reeleito em 2018, governador se comprometeu a apoiar de Marcos Trad

Fábio Oruê

25/11/2019 - 09h30

Uma resolução da Executiva Nacional do PSDB pode desfazer o acordo entre o governador Reinaldo Azambuja e o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD). O tucano teve o apoio de Trad em 2018, quando tentou a reeleição, e, em contrapartida, se comprometeu a fazer o mesmo em 2020, porém, na semana passada um documento assinado pelo presidente nacional do ninho, Bruno Araújo, afirma que o partido “deve apresentar candidato próprio a prefeito nas eleições de 2020, nos municípios com mais de 100 (cem) mil eleitores, naqueles que tenham geração de programa de televisão e nos considerados estratégicos pela Executiva Nacional”. 

De acordo com o texto, a Executiva avaliou a importância das eleições de 2020 para o pleito de 2022, quando são eleitos o presidente do Brasil, senadores e deputados federais e estaduais. Com o fim das coligações nas chapas proporcionais, os partidos políticos têm buscado fortalecer suas bases e a expectativa de lideranças é de que algumas agremiações não consigam eleger vereadores. 

Em Campo Grande, diversos partidos têm se organizado para lançarcandidatura própria no Executivo e fortalecer a chapa de vereadores na intenção de eleger o maior número de representantes. 

Atualmente, o PSDB é o partido que mais tem prefeitos em Mato Grosso do Sul. Os tucanos têm três deputados federais, cinco deputados estaduais, 44 prefeitos, 17 vice-prefeitos, 162 vereadores e quase 31 mil filiados em todo.

De acordo com a resolução do PSDB, as executivas municipais têm de manter a nacional informada das iniciativas que objetivem coligação na chapa majoritária e precisam de autorização para comporem. 

No documento assinado pelo presidente nacional, ainda são pontuadas possíveis punições a quem descumprir a resolução. “O descumprimento da presente Resolução constituirá justificativa para aplicação dos dispositivos referentes à ética e disciplina partidária, bem como de intervenção e dissolução de órgãos, conforme estabelece o estatuto partidário”. 

O presidente municipal do PSDB em Campo Grande, vereador João César Mattogrosso, em entrevista ao Correio do Estado disse que ainda não está definido o apoio entre o partido e o prefeito. “Não está definido o apoio ao Marcos Trad, existe uma intenção, mas até agora nada oficial. Essa decisão iremos tomar ano que vem, no momento certo, depois de ouvirmos nossos filiados e lideranças”.

Ainda de acordo com ele, a conversa entre a Nacional e a Municipal do PSDB deve ocorrer após a definição. “Com relação à resolução da nacional, isso será em um segundo momento, conversando com nosso presidente da nacional e ponderando algumas coisas”. 

O deputado federal por Mato Grosso do Sul e secretário-geral do PSDB Nacional, Beto Pereira, destacou que o partido deve fazer um grande debate com relação à prefeitura de Campo Grande, além de avaliar como está a gestão do prefeito Marcos Trad. “Temos que ver se o cidadão está satisfeito com a saúde, educação, transporte público. São diversos sistemas que precisam ser avaliados. Pelo tamanho do PSDB, ele precisa participar ativamente do debate e dar uma orientação. O partido tem que participar ativamente das eleições de 2020, e a primeira discussão que temos é sobre a candidatura própria ou não”. 

Disputa

Rogério Marinho diz que acordo com Tereza será fechado no futuro e evita falar em 'rodízio'

Senador evitou cravar se poderia haver um "rodízio" com Tereza, em que um concorreria em 2027 e outro, em 2029

04/11/2026 17h45

Rogério Marinho e Tereza Cristina

Rogério Marinho e Tereza Cristina Fotos: Senado

Continue Lendo...

ARTICULAÇÃO NO SENADO

Nelsinho e Azambuja alinham atuação no Senado e debatem saúde em MS

Primeiro suplente do senador eleito, parlamentar do PSD recebeu o futuro titular para discutir telemedicina e a busca de Figueirão por uma UTI móvel

04/11/2026 13h25

azambuja e nelsinho

azambuja e nelsinho

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).