Política

Após eleições

Marcos Trad e Reinaldo Azambuja se afastam e abrem suspeita de possível racha

Na última semana, prefeito não participou do evento realizado pelo governo; ausência abriu margem para especulações

Gabrielle Tavares

26/01/2021 - 10h00

A ausência do prefeito Marcos Trad (PSD) no evento realizado na segunda-feira (18), que marcou a chegada e o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), gerou rumores nos bastidores sobre um possível racha entre o chefe de Executivo da Capital com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). 

No ato do governo do Estado, representaram a prefeitura a vice-prefeita, Adriane Lopes (Patriota) e o secretário municipal de Saúde, José Mauro.

No entanto, um dia após o evento realizado pelo governo do Estado, o prefeito promoveu, na terça-feira (19), outro que lançava o plano municipal de imunização da Capital. 

Nos bastidores, as informações ventiladas é de que a política de boa vizinhança entre os dois chefes dos principais Executivos do Estado tenha se encerrado no fim do ano passado, após o pleito que culminou com a reeleição de Trad à frente da prefeitura da Capital.

Últimas notícias

A opção dos tucanos em não lançar candidatura própria para concorrer à prefeitura de Campo Grande, compondo assim a chapa encabeçada pelo PSD, foi um dos fatores fundamentais para a vitória do atual prefeito. 

Um dos quadros importantes do partido que foi prejudicado neste acordo foi a deputada Rose Modesto, que nas eleições de 2016 foi ao segundo turno contra o atual prefeito e acabou sendo derrotada após alcançar 41,23% (69.660 votos) contra 58,77% (241.876 votos) do adversário.

Após a derrota, Modesto nunca escondeu a intenção de concorrer de novo ao posto de mandatária do Executivo da Capital, porém, com a desistência do partido, seus planos foram adiados. 

Esse gesto de distanciamento de Azambuja com Trad também está sendo interpretado nos bastidores como um afago à deputada e outras lideranças do partido, que têm pretensões maiores dentro do tucanato sul-mato-grossense.

POSICIONAMENTOS

No entanto, esse possível afastamento foi negado por ambos os lados ao Correio do Estado. Segundo o secretário de Governo de Relações Institucionais de Campo Grande, Antônio Lacerda, a informação não procede e reforçou a parceria entre governo e prefeitura da Capital.

“Essa informação não tem fundamento, pois essa parceria é longa e sempre estivemos juntos ao governador Azambuja. O prefeito não pode ir ao evento que deu início a vacinação contra a Covid-19 por conta de um conflito de agenda, apenas isso”, explicou Lacerda.

No mesmo tom e negando esse possível racha, setores do governo afirmaram à reportagem que a boa relação política entre Azambuja e Trad se reflete em diversos projetos na Capital, bem como no combate à pandemia.

Há iniciativas conjuntas nos setores esportivos e de educação, além de medidas no enfrentamento ao Covid-19, conforme o governo.

ELEIÇÃO

Reinaldo vem trabalhando o nome do secretário de Governo e Relações Estratégicas, Eduardo Riedel, para concorrer à eleição de governador do Estado em 2022. Este ano, por exemplo, o secretário aglutinou algumas secretarias, que passaram a ser autarquias e subordinadas à sua pasta, tornando-se uma espécie de supersecretário de governo.

Além disso, principalmente antes e durante as eleições, Riedel passou a representar o governador em lançamentos de projetos e entrega de obras nos municípios do interior. 

Porém, quem vem se apresentando também como possível candidato ao governo do Estado no pleito de 2022 é o senador e irmão do atual prefeito da Capital, Nelson Trad, que pertence ao PSD, mesmo partido de Marcos.

Assine o Correio do Estado

Crise

Nelsinho Trad aponta preocupação com crise no Paraguai e possíveis reflexos em MS

Presidente do país vizinho renunciou ao cargo em meio à crise

05/11/2026 15h44

Nelsinho Trad

Nelsinho Trad Saulo Cruz/Agência Senado

Continue Lendo...

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).