A Bancada federal de Mato Grosso do Sul, capitaneada pelo senador Nelson Trad (PSD), se reuniu com os prefeitos das 5 maiores cidades do Estado nesta quarta-feira (2).
Segundo Trad, a reunião teve o objetivo de orientar a bancada sobre recursos e empréstimos disponíveis para o Estado e o Centro Oeste.
Um deles, é a importância dos municípios realizarem a abertura do cadastro na Plataforma + Brasil, pois a expectativa é que no próximo dia 15 de junho seja aberto o credenciamento para o recebimento dos recursos das emendas aglutinadas por toda a bancada federal.
“É importante que os prefeitos não percam o prazo, pois o sistema é aberto e não é informado quanto tempo ficará disponível. Ou seja, quanto anos eles enviarem a documentação, mas será a certa a garantia de que esse recurso chegue até aos cofres municipais. Caso o prazo se encerre, o município poderá ficar sem o recurso”, disse.
Outro anúncio feito pelo senador ao prefeitos, foi a viabilização de R$ 1 bilhão linha de crédito disponível proposto pelo Consórcio Brasil Central em cooperação com o Banco de Brasília (BRB).
Os recursos devem ser aplicados em projetos de infraestrutura, terão direito de fazer esse aporte municípios que tenham capacidade de endividamento, ou seja, que estejam em dia com as contas públicas e respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em um momento difícil economicamente como nós atravessamos, essa abertura de crédito pode ser uma saída para os municípios fazerem investimento e gerar criação de empregos”, projetou.
Por fim, foi apresentado ao prefeitos as tratativas para desenvolver uma parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para a promoção de Workshops como forma de orientar as prefeituras e capacitar as equipes para que os municípios possam garantir a destinação de recursos do governo federal voltados aos projetos de desenvolvimento da nossa região.