Política

VIOLÊNCIA

Prefeito de Dourados sanciona o Programa de Cooperação e Código sinal vermelho contra violência doméstica

Ação é uma forma de facilitar o pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência

Mariana Moreira

19/08/2021 - 14h00

O Prefeito de Dourados, Alan Guedes sancionou a Lei n° 4.651, de 10 de agosto de 2021, que institui no município o Programa de Cooperação e Código sinal vermelho. 

A ação é uma forma de facilitar o pedido de socorro e ajuda às mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, medida de combate e prevenção à violência doméstica, conforme a Lei Federal n° 11.340 de 7 de agosto de 2006.

Últimas Notícias

“O código sinal vermelho é uma uma forma de pedido de socorro e ajuda e o poder municipal tem o dever de promover ações que vibializem protocolos de assistência e segurança às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a serem aplicados a partir do momento em que tenha sido efetuado o pedido de socorro”, afirmou prefeito. 

O Projeto de Lei nº 080/2021, é de autoria da vereadora Daniela Hall (PSD), e foi aprovado com unanimidade na Câmara Municipal.

“Esse é mais um instrumento que colocamos à disposição das mulheres no combate a violência doméstica. Elas poderão pedir socorro expondo a mão com uma marca na forma de ‘X’ em uma farmácia, no supermercado ou em um hotel”, explicou Hall. 

De acordo com o protocolo básico do programa, ao identificar o pedido de socorro e ajuda, por meio da vizualização da marca ou ao ouvir o código “sinal vermelho”, o atendente da farmácia, do supermercado, da portaria do condomínio, com o nome da vítima e o seu endereço ou telefone, deverá ligar para a 190 (Polícia Militar) ou 199 (Guarda Municipal de Dourados).

Assine o Correio do Estado

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).